Ricardo RodriguesConselheiro da Abrasel-MG, Diretor do restaurante Maria das Tranças e da Cruz Vermelha, Mentor, Palestrante e Consultor Sebrae

Quebramos o jejum

Publicado em 18/11/2022 às 06:00.

Estou um pouquinho atrasado, mas mesmo assim não posso deixar de dar os parabéns à minha querida colega e chef Fernanda Chiari Beggiato. Não, não é aniversário dela, mas Minas está em festa. Isso porque quebramos o jejum e entramos agora, pela primeira vez, para o seleto rol de estados com vencedores do concurso ‘O Quilo é Nosso’, iniciativa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Revista Prazeres da Mesa, que premia o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil. 

O Beggiato Restaurante, localizado no Prado, região Oeste de Belo Horizonte, sagrou-se campeão nacional da sexta edição da disputa gastronômica, cujo resultado final foi revelado no último dia 4.

Fernanda Beggiato, que no ano passado chegou a ficar na terceira posição na fase nacional, conquista o primeiro lugar do concurso com um delicioso Nhoque de Abóbora ao Molho de Cogumelos e Sálvia. Segundo ela, o sabor é o diferencial do prato, feito para todo tipo de público, inclusive para quem tem algum tipo de restrição alimentar. 

Prova disso é que o nhoque leva uma farinha de arroz sem glúten e o molho com sálvia, cogumelos e leite de amêndoas são bem proteicos e sem lactose. A conquista, volto a dizer, inédita para Minas Gerais, já estava mais do que na hora de chegar, afinal somos os precursores da comida a quilo, através do trabalho do finado Fred da Mata Machado, que em 1984 criou o primeiro estabelecimento desse tipo no Brasil, mais precisamente em Belo Horizonte.

Então era, no mínimo, admirável não termos ganhado o concurso em âmbito nacional. Isso sem falar da imensa capacidade criativa dos nossos chefs e cozinheiros, que transformam o simples e trivial em receitas originais e extremamente deliciosas. 

O título, por mérito, é do Beggiato, mas ao mesmo tempo é de todos nós mineiros, autores de uma gastronomia tão rica e cada vez mais potencial.
Deixo aqui os meus parabéns, também, para o vice-campeão deste ano, o ‘Kilomania’, de Manaus, no Amazonas, da chef Lilian Guedes, que criou um Camarão seringueiro; e ao restaurante ‘Original’, representante do Estado do Mato Grosso, com o prato Arroz com rabada. 

Felicito ainda todos os demais participantes, que sempre se empenham durante o festival, e, por fim, agradeço com carinho ao público que nos prestigiou ao longo das seis edições já realizadas e é, indiscutivelmente, a razão de ser do nosso trabalho. Tudo o que fazemos e da forma como fazemos só tem sentido se for abraçado por nossos queridos clientes.

Ah, e para quem quiser conhecer o Beggiato Restaurante, ele fica na rua Cura D'Ars, 722, bairro Prado. De segunda a sexta-feira, funciona de 11h às 14h30, e aos sábados, domingos e feriados, de 11h30 às 15h, sempre no horário de almoço.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por