Sempre que penso em um tema para escrever para vocês, foco em oferecer um conteúdo acessível e atual para que você, investidor, tome a melhor decisão rumo à sua independência financeira; e para que você, que ainda não investe, dê o primeiro passo e aprenda como começar a investir para atingir o mesmo objetivo. Apesar de haver muita informação sobre o mercado de ações disponível na internet, a minha ideia é te fazer refletir para que navegue por conta própria. Para isso, é preciso ter boas referências de conteúdo, que ajudem a refinar o pensamento sobre finanças.
Entre as ferramentas para aprender e cada vez mais desmistificar esse universo, estão os filmes e os livros. Aliás, você já leu “The Little Book of Behavioral Investing”, escrito por James Montier? É muito interessante e considero que todo investidor deva lê-lo. Ele trata sobre psicologia dos investimentos - um aspecto determinante para o sucesso.
Grande parte das decisões no mercado de ações são explicadas apenas por princípios do comportamento humano. Então não é um exagero dizer que o mercado financeiro como um todo é guiado por forças psicológicas.
Poucos aspectos da existência humana são mais conduzidos por emoções do que a nossa relação com o dinheiro. Me arrisco a dizer que nós, seres humanos, fazemos mais decisões sem lógica em questões financeiras do que em quaisquer outras atividades.
Vou compartilhar um pouco do que que aprendi com Montier. São conceitos capazes de fomentar reflexões que podem ajudar a melhorar seus processos. Veja: