Tiago ReisInvestidor há mais de 15 anos, fundador e CEO da casa de análise financeira Suno Research.

Como um investidor pode tirar o melhor proveito da crise?

13/04/2020 às 20:10.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:16

Como recuperar o tempo perdido numa crise sem precedentes como a que enfrentamos? Será possível voltar ao mesmo patamar ou mesmo superar todo o valor que perdemos? Impossível cravar qualquer resposta nesse momento. Mas já é possível ter pistas de como alguém com foco em investimentos a longo prazo pode agir diante desse cenário.

É verdade que, como sociedade, somos dependentes da interação humana e, por esse motivo, o novo coronavírus criou um cenário extremamente desafiador para o mercado financeiro no mundo todo. Agora, pensando como indivíduo, especialmente como investidor, vejo algumas oportunidades para passar por esse momento. Veja que não estou querendo aqui falar de oportunismo, longe disso. Mas como fazer o melhor dentro das circunstâncias
que nos foram impostas e que, querendo ou não, seremos obrigados a superar.

A forma como o investidor lidará com suas emoções nunca esteve tão à prova. Mas também por esse motivo, é nessa hora que terá a chance de se desafiar e aprender a lidar com elas. Só passando por uma crise para entender seus efeitos no comportamento do mercado. Por meio desse episódio, é possível colocar em prática conceitos de investimento de valor e de filosofia de longo prazo, sentindo na pele os efeitos da volatilidade na renda

O que quero dizer é que a crise pode ser um grande aprendizado, principalmente para os iniciantes que nunca chegaram a passar por um momento de tanto impacto na bolsa de valores. Pela minha experiência, comportamentos equivocados costumam oferecer muito mais risco que os próprios ativos.
Outra oportunidade para quem está começando e que também tem relação com aprendizado é o fator tempo. Com as medidas de isolamento social adotadas para a contenção da disseminação, as nossas atividades estão resumidas às feitas em casa.

Aproveitar o tempo da quarentena para se aprofundar nos estudos sobre investimentos é uma ótima alternativa. Já reforcei aqui que a leitura é uma das maiores armas do investidor de sucesso. Além disso, fora os conteúdos já gratuitos habituais, tem muito mais informação sendo disponibilizada sem custo nesse período. Não tem desculpa para não se atualizar e sair ainda mais preparado como investidor.

Do ponto de vista empreendedor, sabemos que a situação é extremamente complicada. Se não dá para vender, a oportunidade pode ser de ganhar relevância diante dos consumidores, o famoso “brand awareness”. Nos últimos dias, estamos vendo muitas lives de artistas consagrados que foram impedidos de fazer seus shows, mas que tiveram a visão empreendedora de se manter no radar do público. Além do retorno de patrocínio das
marcas nas transmissões, é certo que eles também serão lembrados, e podem sair ainda mais fortes desse momento.

Crises, apesar de difíceis, sempre abrem oportunidades e, mais importante, nos ensinam muito. Elas nos reforçam o quanto é importante estudar, poupar, ter disciplina, paciência e foco. Em um mundo em constante mudança, aprender é sempre o melhor caminho.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por