Blog do LindenbergCarlos Lindenberg, jornalista, ex-comentarista da BandMinas e Rádio Itatiaia, e da Revista Exclusive. Autor do livro Quase História e co-autor do perfil do ex-governador Hélio Garcia.

O país arde em chamas

Publicado em 28/09/2024 às 06:00.

Fogo até em Portugal e no Colorado também. O país está em chamas. Essa é a verdade. Mas em São Paulo, onde parece que eleição é brincadeira, o candidato Pablo Marçal (PRTB) entrou na justiça com pedido de indenização contra José Luiz Datena (PSDB), seu rival na disputa, pelo episódio em que foi vítima de uma cadeirada por parte do apresentador. Marçal pede que Datena o indenize em R$ 100 mil por danos morais. Há quem diga que o Datena deveria ter dado mais cadeiradas em Pablo Marçal, que faz um papel ridículo na disputa.

Mas o destaque do dia foi do primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, que chegou a declarar na Assembleia Geral da ONU que o seu país está vencendo a guerra, “que busca a paz, mas enfrentará inimigos como o Irã até o final. Várias delegações, inclusive a brasileira, abandonaram o recinto neste momento. A declaração gerou desconforto e foi recebida com vaias e alguns aplausos. A delegação iraniana foi a primeira a deixar a ONU.

No Líbano, os recentes bombardeios israelenses causaram a morte de nove pessoas da mesma família, incluindo quatro crianças na cidade Shebaa. E um brasileiro que sobreviveu ao ataque no Líbano conta como pai e irmão morreram. Mohamed ainda diz que chegou a gritar o nome do irmão e que outras pessoas também morreram no local. Além do brasileiro de 15 anos, Israel também matou uma segunda vítima nascida no Brasil: Mirna Nasser.

Guerras lá e fogo aqui. Na Amazônia, as queimadas em 2024 já superam o total de 2023. Até a última quinta-feira foram registrados 102.993 focos de calor no bioma. Em todo o ano de 2023 houve 98.646 queimadas. Esses dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). E mostram como o país está em chamas, como foi em Portugal e como foi na Califórnia. Ou seja, não é forçoso registrar que o país arde em fogo. E pode piorar, a menos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumente as verbas para o combate às queimadas e puna severamente os autores dessas queimadas. 

Outro bioma que sofre com o fogo é o Pantanal, que tem quase 2.000% de focos de incêndio a mais do que em 2023. Em todo o país são 205.176 queimadas. Em resumo, o país está em chamas. E aqui mesmo, na Serra do Curral, o país entrega suas reservas ao minério que não dá suas safras.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por