Gestor de Futebol pela CBF Academy e pela Universidade do Futebol, pós-graduado em Direito Desportivo e Negócios no Esporte.

Qual o significado de uma eventual não conquista da Copa para o Brasil?

Publicado em 15/11/2022 às 06:00.

O trabalho do técnico Tite tem sido de grande relevância à frente da Seleção Brasileira. A equipe apresenta ótima consistência tática e conta com um material humano espetacular. Além disso, teremos pela terceira vez, desde 1930, uma comissão técnica em dois ciclos de copas seguidos, o que gera uma confiança maior no trabalho.

Entretanto, é importante que o torcedor tenha a consciência de que estamos falando do esporte mais imprevisível do mundo. O futebol, em sua essência, é uma modalidade movida pela aleatoriedade e o caos constante. A sua complexidade faz com que o acaso seja o elemento central em toda partida.

Pesquisas do livro “Os Números do Jogo”, de Chris Anderson e David Sally, mostram que a frequência com que os favoritos vencem uma determinada partida no futebol é um pouco mais do que a metade dos jogos. No handebol, no basquete e no futebol americano, por exemplo, os favoritos vencem dois terços dos jogos, enquanto no beisebol a vantagem é de sólidos 60%.

Portanto, no futebol, o favorito vence em apenas 50% das vezes, tornando-o o esporte mais imprevisível dos esportes coletivos e em que o pior (menos preparado, ou com jogadores piores) mais chance tem de vencer.

Um outro fator importante a se destacar é a curta duração da Copa do Mundo, isto é, apenas um mês. Para uma equipe se sagrar campeã são apenas 7 partidas. Esse prazo curtíssimo coloca ainda mais aleatoriedade no resultado e alimenta a ideia de que nenhum planejamento, mesmo que feito com todo rigor, poderá dar conta de controlar tudo. Em suma, passam-se quatro anos se preparando, para vencer quem for melhor naqueles 30 dias.

É claro que ter uma preparação adequada e contar com os melhores jogadores aumentam as chances de qualquer seleção, sendo o caso do Brasil. Contudo, uma eventual derrota não significará que o trabalho feito foi ruim, pois como explanado, ele está sujeito às aleatoriedades características do jogo que tanto amamos. Aliás, talvez seja justamente o acaso que faz deste esporte o mais popular em todo planeta.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por