Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

5 tendências globais de consumo em 2024

Crisiano Lopes
Publicado em 02/12/2023 às 08:00.

A Mintel, agência líder mundial em inteligência de mercado, divulgou recente pesquisa apontando as tendências de consumo do mundo. Nesse estudo é possível entender o que há de novo e o que está por vir no comportamento do consumidor, assim como o nível de impacto para o marketing e a inovação.

Confira as 5 tendências globais de consumo estabelecidas para 2024:
1. Sendo humano: Em um mundo cada vez mais dominado por algoritmos, precisaremos de habilidades e emoções humanas para aproveitar ao máximo essa revolução tecnológica. Os consumidores buscam equilíbrio entre tecnologia e tradição: 48% dos consumidores alemães concordam que a tecnologia pode ter um impacto positivo na produtividade e 47% dos consumidores britânicos estão preocupados com o fato das pessoas interagirem mais com a inteligência artificial do que com os seres humanos.

2. Mais do que dinheiro: Os consumidores reavaliarão o que é mais importante para eles, afetando não apenas o que querem e precisam, mas sua percepção do que constitui valor. Consumidores definem “qualidade” de novas maneiras: 70% dos consumidores tailandeses estão dispostos a pagar mais por produtos de beleza formulados com ingredientes naturais e 67% dos consumidores britânicos preferem gastar mais com móveis de alta qualidade que duram mais do que comprar móveis mais baratos que precisam ser substituídos com mais frequência.

3. Renascimento do relacionamento: Os consumidores que encontram conforto nas telas à custa de relacionamentos significativos na vida real buscarão novas formas de intimidade em prol de sua saúde física e mental. Consumidores priorizam as conexões: 66% dos con sumidores brasileiros passam mais tempo com alguém que gostam como forma de aliviar o stress e 39% dos chineses pretendem fazer novas conexões com outras pessoas por meio de hobbies ou clubes, nos próximos 12 meses.

4.Nova realidade verde: Incorporar a sustentabilidade no dia a dia não é suficiente. Os consumidores e as marcas serão confrontados com a realidade de que a sobrevivência em um novo contexto climático deve ser a prioridade. Consumidores desejam a sustentabilidade em curto prazo: 60% dos consumidores estadunidenses concordam que muitas empresas estão apenas fingindo ser sustentáveis e 52% dos consumidores alemães dizem que não confiam na honestidade das empresas em relação ao seu impacto ambiental.

5. Perspectivas positivas: As marcas e os consumidores trabalharão juntos de novas maneiras para lidar com a incerteza. Consumidores buscam respostas e suporte das marcas: 64% dos consumidores britânicos afirmam que confiam nos provedores de serviços financeiros para oferecer suporte imparcial aos consumidores em dificuldade e 42% dos consumidores estadunidenses dizem que estão concentrados em melhorar seu bem-estar espiritual nos próximos 12 meses.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por