Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

6 tendências para os negócios digitais

Publicado em 25/11/2023 às 14:42.

Fundada em 2011 pelos empreendedores João Pedro Resende e Mateus Bicalho, a Hotmart é uma empresa líder global em negócios digitais na Creator Economy. Composta por mais de 1.500 funcionários, a Hotmart fornece o ecossistema para a criação e venda de conteúdos digitais como cursos online, e-books e podcasts, entre outros formatos. A empresa faz parte do grupo Hotmart Company e contabiliza mais de 580 milprodutos cadastrados com a possibilidade de atender clientes em 188 países. Em 2023, a Hotmart promoveu a oitava edição do FIRE FESTIVAL, um dos principais eventos de marketing digital, empreendedorismo e inovação da América Latina, que reuniu mais de 8.000 participantes de 26 países no Expominas, em Belo Horizonte.

Confira 6 tendências para os negócios digitais apresentados pelos especialistas:

1. A inteligência artificial não vai substituir os humanos, mas vai ajudá-los: de acordo com o The Influencer Marketing Factory, aproximadamente 95% dos criadores de conteúdo já utilizam a Inteligência Artificial para pelo menos uma tarefa. Seja para uma produção textual ou até mesmo traduções e utilização de voz para vídeos, a I.A. tem se tornando complemento de rotina nas produções. A tecnologia vai nos permitir passar mais tempo sendo humanos.

2. As comunidades vieram para ficar: a tendência das comunidades está se tornando cada vez mais significativa no cenário digital, oferecendo uma abordagem única para a curadoria de conteúdo. As comunidades  desempenham um papel crucial como curadoras, simplificando a busca por conteúdo relevante e autenticidade, o que será papel chave as pessoas se identificarem verdadeiramente com o criador e se envolver mais ativamente.

3. Saúdemental importa: a pesquisadora Issaaf Karhawi introduziu o conceito de “exaustão algorítmica”, que descreve a condição em que os criadores de conteúdo adoecem devido à lógica dos algoritmos das redes sociais. A dica para lidar melhor com essa questão é compreender quais redes são prioritárias para sua audiência e focar na excelência do conteúdo produzido, além de buscar outros meios de monetização.

4. Variedade de formatos e plataformas pode escalar alcance: explorar uma variedade de formatos, como podcasts, YouTube, TikTok e newsletters, em diferentes plataformas, é essencial para expandir o alcance e o sucesso do conteúdo digital. O podcast é umaforma poderosa de construir  comunidades, especialmente entre a geração Z. Já o YouTube possui o foco na audiência, uso de dados e humanização da estratégia. O TikTok dá ênfase na autenticidade. As newsletterstrazem a oportunidade para curadoria de conteúdo especializado e envolvimento direto com os leitores.

5. O branding seguirá importante para as marcas e pessoas: As discussões do evento também destacaram a transformação de criadores de conteúdo em marcas de sucesso, enfatizando a diversificação de produtos que reflitam sua identidade. Para garantir longevidade, é importante desvincular a marca da figura física, usando diferentes formas de interação com a comunidade e criando produtos representativos. O conteúdo autêntico
e de alta qualidade é fundamental para essa transformação, enquanto produtos que representam a marca abrem novas oportunidades no mercado.

6. A criação para o digital pode, e deve, ser profissionalizada: a importância de conhecer o público e profissionalizar o trabalho do phygital com a colaboração de especialistas para o crescimento do negócio digital, como copywriters, agências, designers e produtores de vídeo, é fundamental para o êxito dos negócios.

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