Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

A Casa Nômade

09/12/2024 às 06:03.
Atualizado em 09/12/2024 às 10:42

Henry Miller, escritor estadunidense, é o autor da seguinte frase: “O destino de alguém nunca é um lugar, mas uma nova maneira de ver as coisas”. E essa citação tem relação direta com a trajetória do casal Renato Weil e Glória Tupinambás, idealizadores do projeto A Casa Nômade.

Depois de anos atuando como repórteres de um jornal em Minas e da revista Veja, o fotógrafo Renato Weil e a jornalista Glória Tupinambás decidiram deixar a rotina das redações para colocar o pé na estrada e desbravar o mundo. Em aventuras pelos cinco continentes, o casal já carimbou o passaporte em 75 países.

As aventuras começaram em férias do trabalho, com viagens pelos quatro cantos do mundo. Mas as férias ficaram pequenas para tamanha vontade de desbravar novas culturas e paisagens. Isso levou Glória Tupinambás e Renato Weil a tirar um ano sabático, em 2012, para fazer expedições por destinos exóticos. A experiência culminou com a decisão de fazer das viagens uma profissão. Nascia, assim, o projeto A Casa Nômade. 

A bordo de um veículo Sprinter, o casal construiu em 2015, uma casa sobre rodas que já os levou a todos os 27 estados do Brasil e a uma longa viagem pelos extremos das Américas, percorrendo da Patagônia até o Alasca. 

Em agosto de 2023 iniciaram um rolê pela Europa, já tendo carimbado o passaporte em 25 países: Portugal, Espanha, Andorra, Itália, França, Suíça, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Theca, Áustria, Grécia, Hungria e Turquia.

A Casa Nômade já teve seus trabalhos expostos em Nova York (na exposição Parênteses, na ApArt Gallery); em Medellín, na Colômbia (no Concurso Latinoamericano de Fotografia Documental); no Memorial Minas Gerais Vale (Circuito Cultural Praça da Liberdade); na Galeria Oi Futuro, em Belo Horizonte; e no Festival de Fotografia de Tiradentes.

Pós-graduados em Comunicação e Política, Renato Weil teve seu trabalho reconhecido com dois prêmios Esso de Jornalismo (Categoria Centro-Oeste), Prêmio Unicef de Fotografia, Prêmio de Fotografia do Instituto Ayrton Senna e Prêmio Abrelpe de Jornalismo; e Glória Tupinambás já faturou o Prêmio Estácio de Jornalismo.

Atualmente, Glória e Renato atuam como colunistas de Viagem e Turismo da Rádio CBN BH / Globo e têm três livros publicados: O Mundo em Minas, A Casa Nômade Pelo Mundo e A Casa Nômade Pelos Extremos das Américas. Quer saber mais sobre a A Casa Nômade? É só acessar o Instagram .

Renato Weil e Glória Tupinambás deixam mensagem para os empreendedores do Brasil: “Viajar é abrir um parênteses na vida” e complementam: “Entre um ponto de partida e um ponto de chegada existe um infinito de possibilidades. O que vale é o caminho!”. #empreendedorismo #ACasaNômade

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por