Ser mulher e empreender no exterior pode representar um desafio, mas também uma oportunidade única de crescimento e inovação, tanto para a marca quanto para o desenvolvimento pessoal. Atuar em um ambiente culturalmente diferente proporciona uma nova perspectiva sobre o mercado e os consumidores, além de expandir as redes de contatos internacionais. Uma mulher empreendedora em outro país também pode aproveitar sua bagagem cultural e experiências pessoais para introduzir ideias inovadoras, criando diferenciais competitivos no mercado.
Uma recente pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora em parceria com o Google apontou que 32% das mulheres brasileiras que possuem um negócio têm interesse em expandir para fora do Brasil. Os principais mercados de interesse incluem os Estados Unidos e países da Europa. Um exemplo para ilustrar esse cenário é a empresária Luzia Costa, que acumula mais de 20 anos de experiência no empreendedorismo e atualmente é CEO da rede de estética Sóbrancelhas. Com o objetivo de inaugurar uma unidade nos Estados Unidos, a empreendedora visionária pretende levar as tendências vibrantes e exclusivas de beleza do Brasil ao público estadunidense. A rede de estética facial já conta com mais de 200 unidades de franquia espalhadas na América Latina e Europa, sendo que o próximo passo é se estabelecer nos Estados Unidos. Além da marca Sóbrancelhas, Luzia também administra os negócios: Reduci, Depilshop e Centro de Treinamento Luzia Costa.
Luiza Costa acredita que ser mulher e empreender no exterior apresenta vários desafios e oportunidades. Segundo a empresária existem 5 mitos e verdades sobre o assunto:
1. Empreender fora é mais fácil por ser um mercado mais estruturado (mito): Embora alguns países ofereçam mais suporte ao empreendedorismo, as barreiras culturais, linguísticas e legais podem ser significativas;
2. Existem os desafios culturais e de idioma (verdade): Além dos desafios normais de empreender, lidar com uma cultura e um idioma diferentes pode dificultar a adaptação e o sucesso do negócio. A habilidade de entender e se adaptar ao novo mercado é crucial para superar essas barreiras;
3. Mulheres têm menos chance de sucesso no exterior (mito): Apesar das dificuldades, as mulheres têm demonstrado um sucesso crescente no cenário internacional, especialmente aquelas que se apoiam em redes de networking e mentoria. O número de empreendedoras estrangeiras que alcançam sucesso está crescendo, desafiando esse mito;
4. O preconceito de gênero ainda existe (verdade): Embora muitos países tenham avançado em termos de igualdade de gênero, o preconceito ainda pode ser uma realidade, sendo fundamental enfrentar os medos e os obstáculos para alcançar os objetivos e se tornar mais forte;
5. É necessário escolher entre família e carreira (mito): Mesmo que conciliar família e carreira seja um desafio, muitas empreendedoras provam que é possível ter uma família e um negócio de sucesso.