Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Janjão, um chef da culinária árabe em sua casa

Publicado em 14/10/2023 às 06:00.

Marcelo Alcici Curi, conhecido popularmente como Janjão, é neto de libanês. Nascido em Belo Horizonte, cresceu com os avós e os pais cozinhando e comendo comida árabe. Vania Alcici, sua mãe, fazia comida árabe e distribuía para a vizinhança do prédio e isso começou a fazer tanto sucesso a ponto dos vizinhos pedirem para a Tia Vania vender as iguarias libanesas. Nessa mesma época, Vania Alcici foi convidada pela Prefeitura de Belo Horizonte para participar da Feira de Comidas Típicas da Praça da Liberdade. Ela aceitou o convite e começou a vender comida árabe no evento.

No início do ano 2000, Vania Alcici resolveu abrir o boteco de comida árabe na garagem da sua casa, no bairro Caiçara. A família tirou os carros da garagem, improvisou a iluminação, colocou dois jogos de mesas de bar na calçada e começou a vender quibe para os vizinhos. Vania cozinhava e administrava o boteco, enquanto o filho Janjão atuava como garçom. Em 2017, seu marido faleceu e Vania decidiu parar de cozinhar. Foi aí que Janjão assumiu os negócios da família e iniciou sua gestão atuando em três frentes: alteração do nome “boteco” para Alcici Cozinha Árabe, reformas das instalações para proporcionar mais conforto aos clientes e ampliação da participação em feiras e eventos gastronômicos, passando a estar presente na Expocachaça, Bazar Hudson, Feira Nacional de Artesanato, Festival Aprecie, Projeto Aproxima, Projeto Experimente, Projeto BH Cult e Movimento Minas Solidária.

Os negócios estavam em crescimento exponencial até chegar a pandemia em 2020. Em junho, Janjão teve a sacada de criar uma linha de produtos congelados composta por quibe, esfirra, kafta, falafel, pão sírio, pastas árabes e linguiça de cordeiro para entregar nas casas dos clientes em Belo Horizonte e Nova Lima. Foi essa estratégia que salvou o negócio, tanto que Janjão fechou o espaço físico. No final de 2020, novas modificações foram implementadas: sua esposa Cristina Natacha entrou para cuidar da parte administrativa, foi montada uma cozinha industrial para atender a demanda de produção e foi lançado o serviço Chef em Casa e Montagem de Mesa Árabe para eventos.

O Chef em Casa é um serviço personalizado onde o cardápio é montado de forma personalizada e os pratos finalizados na frente dos clientes. É um chef da culinária árabe na sua casa, “ao vivo” e com uma proposta instagramável.

Quer saber mais sobre esse negócio? Acesse o Instagram [@alcicicozinhaarabe] e confira os produtos e as receitas, que são carregadas de história e tradição da família Alcici, com destaque para o Kibe do Janjão, kibe cru, conserva de berinjela com passas, hummus, bababanush, labneh (coalhada seca) e o pernil de cordeiro marinado no vinho tinto.

Janjão deixa uma mensagem para os empreendedores do Brasil: “Todos os empreendedores passam dificuldades em seu negócio” e complementa: “Não desista, faça o seu melhor sempre e corra atrás dos seus sonhos”. #empreendedorismo #negócios #culináriaárabe #janjão

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por