Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Minha Quitandinha

Publicado em 17/12/2022 às 06:00.

A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo, que surgiu em 2020, no Estado de Santa Catarina, em meio à pandemia do coronavírus. Idealizada por três empreendedores - Guilherme Mauri de Oliveira, Marcelo Villares e Douglas Pena - a ideia foi estabelecer um negócio para levar praticidade, conveniência, qualidade e segurança dentro de um minimercado autônomo direcionado a consumidores que moram em condomínios residenciais verticais e horizontais, empresas, hotéis, clubes, marinas e academias, com o diferencial de operar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Criada em Balneário Camboriú (SC), a startup funciona baseada no conceito “honest market”, como o próprio nome já sugere, é um mercado ou loja de conveniência em que a honestidade do consumidor é o ponto forte do negócio. O cliente entra, escolhe o que deseja comprar e ele mesmo realiza o pagamento dos produtos adquiridos, sem a necessidade de mediação de um atendente e/ou operador de caixa. 

O foco desse tipo de comércio é o autoatendimento e a vantagem é a autonomia de comprar a qualquer momento.

Em linhas gerais, assim como os minimercados ou supermercados tradicionais, existem gôndolas e prateleiras onde os produtos ficam expostos e o consumidor vai até o local para escolher o que deseja. Ao final, basta escanear o código de barras dos itens que deseja adquirir e pagar diretamente via self-checkout pelo app, via cartão de crédito ou débito cadastrado. 

Em cada minimercado existem, em média, entre 400 e 700 artigos disponíveis, que vão desde congelados a limpeza e higiene pessoal. O minimercado inteligente é indicado para condomínios a partir de 150 apartamentos/casas e demais locais, que apresentam fluxo médio diário de 500 pessoas.

A Minha Quitandinha possui mais de 100 minimercados espalhados pelo Brasil e tem projeção de faturamento superior a R$ 10 milhões em 2022. Com investimento inicial a partir de R$ 42 mil, que inclui taxa de franquia e instalação, é um negócio que apresenta prazo de retorno de 10 a 18 meses. Instagram: @minha_quitandinha.

“Estamos, constantemente, profissionalizando e otimizando esse modelo de negócio devido ao seu grande potencial de crescimento, pois as demandas por parte dos clientes aumentaram muito. Essa experiência de consumo ganha cada vez mais adeptos, já que promove praticidade e segurança, o que contribui para a expansão em todo o Brasil”, afirma Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha. #minhaquitandinha

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por