Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Monka Cervejaria, o maior brewpub do Brasil

Publicado em 22/02/2025 às 06:00.

Em um mercado de cervejas artesanais cada vez mais saturado, a Monka Cervejaria surge com uma proposta ousada: fugir dos padrões, inovar e oferecer aos apreciadores uma experiência que não se encontra nas prateleiras dos supermercados. O idealizador desse projeto é Guilherme Marinho, o advogado que se tornou o empreendedor da Monka Cervejaria, o maior brewpub do Brasil.

A história começa no ano de 2002, quando Guilherme Marinho teve seu primeiro contato com a cerveja artesanal brasileira em Curitiba/PR. Ao experimentar a cerveja Eisenbahn, Marinho imaginou a possibilidade de produzir uma boa cerveja artesanal e decidiu começar a estudar o assunto. Com formação na área jurídica, percebeu o crescente movimento de cervejarias artesanais no Brasil e a ascensão desse mercado, e em 2019, a ideia de abrir o seu próprio negócio tendo a cerveja artesanal como protagonista, passou a tomar forma. Em parceria com a NKA Schiaveto e a colaboração do cervejeiro Paulo Schiaveto, os primeiros passos em busca do sonho foram direcionados. 

A Monka abriu suas portas no dia 21 de dezembro de 2023, não apenas com o conceito de uma cervejaria, mas de um brewpub, local que combina a fabricação de cerveja com um restaurante. O cardápio foi elaborado com o objetivo de criar experiências gastronômicas que se distanciam do convencional, harmonizando as cervejas com opções de pratos com carnes e com opções mais saudáveis, incluindo pratos vegetarianos e veganos.

O nome Monka vem do radical monk, que significa “monge” em inglês, remetendo à tradição das cervejas produzidas nos monastérios trapistas da Bélgica. A irreverência da marca tem conexão com a escolha do macaco como personagem, que simboliza a curiosidade, a inteligência e a inquietude, qualidades que se alinham com a filosofia do negócio que é buscar novas formas de explorar e inovar. Além disso, o macaco remete à natureza e isso tem relação direta com o compromisso ambiental da marca. Por falar nisso, a sustentabilidade é um pilar essencial da Monka, que adota práticas de respeito ao meio ambiente, como a compostagem de resíduos orgânicos, a reciclagem de plásticos, alumínio e papel, e o uso de energia fotovoltaica em suas operações.

A Monka também investe em responsabilidade social e reverte o lucro das vendas das camisetas, bonés e taças a projetos sociais e ambientais.

Com uma capacidade de 320 lugares sentados e a possibilidade de receber até 1.500 pessoas em eventos, a Monka Cervejaria é considerada o maior brewpub do Brasil. Este espaço amplo e acolhedor é o local perfeito para aqueles que buscam uma experiência de degustação única, combinada com uma gastronomia diversificada e um ambiente descontraído. Para saber mais informações, acesse o Instagram @monkacervejaria.

Guilherme Marinho deixa mensagem para os empreendedores do Brasil: “O empreendedor é aquela pessoa que acredita no seu sonho e nunca desiste”. 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por