Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Na crise, crie!

30/07/2016 às 18:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:04

Platão, filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, é o autor da frase “A necessidade é a mãe da inovação”. E foi justamente a necessidade causada pela crise econômica brasileira que fez com que a estudante Bianca Lanna perdesse seu emprego, foi também a mãe da inovação quando deu a ela coragem e ousadia para criar o seu próprio negócio, a YUP Doceria. 

Bianca Lanna tem 24 anos de idade e é estudante do curso de Gestão Financeira da Faculdade Pitágoras. Trabalhou durante os últimos cinco anos em uma construtora, na área de financiamento imobiliário, mas com a crise do mercado foi impactada diretamente e perdeu sua vaga de emprego em janeiro deste ano. Como muitos brasileiros, Bianca tentou sua recolocação no mercado de várias formas, principalmente através de indicações de amigos e envio de curriculum para as empresas. Mas, todo o esforço empreendido não foi suficiente para ela conseguir outro emprego.

Como sempre gostou de cozinhar, Bianca teve a ideia de começar a fazer bolo no pote para vender. Para seguir neste propósito, convidou a amiga e estudante de Psicologia Isabela Rodrigues para começarem juntas a empreitada. Desta forma, criaram ideias iniciais de receitas caseiras de bolo e, com o protótipo aprovado, resolveram seguir em frente e testar o produto no mercado. Elas foram ao supermercado e compraram com cartão de crédito os insumos necessários para fazer as primeiras receitas, haja visto que não tinham dinheiro “vivo” para a aquisição das mercadorias. Em seguida, processaram as receitas e foram para a rua vender os produtos fabricados de forma artesanal.

Foi assim que surgiu a YUP Doceria, em junho de 2016. O carro-chefe da empresa são os bolos no pote nos sabores chocolate, prestígio e o bolo da semana, com sabores variados: napolitano, cenoura, doce-de-leite e côco. Além dos bolos, a YUP Doceria vende mousses, cupcakes e docinhos. A divulgação é feita pelas redes sociais, através do Instagram e do WhatsApp. A empresa realiza entregas em domicílio e aceita encomendas para festas e eventos. 

Bianca Lanna deixa a sua receita de sucesso para aqueles que desejam abrir um negócio: “independente da crise econômica, tem outras oportunidades … o mercado está amplo e tem espaço pra todo mundo”. E complementa: “Não desista dos seus sonhos”. #ficaadicadaBiancaLanna #yupdoceria

Como sempre gostou de cozinhar, Bianca teve a ideia de começar a fazer bolo no pote para vender
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por