Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

O empreendedor de asas

19/11/2021 às 16:06.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:17

Isha Judd, professora e escritora australiana, é a autora da seguinte frase: “Por que caminhar se você pode voar?” E esse pensamento tem relação direta com a trajetória do multifacetado Marcelo Amaral, o empreendedor de asas.

Marcelo Amaral de Moraes começou a trabalhar aos 10 anos de idade como vendedor de artigos de Natal durante suas férias escolares no armarinho do seu primo, no Centro de BH. Aos 15, decidiu fazer o curso teórico de piloto comercial e, aos 16, para ganhar uma grana, se tornou professor particular de matemática, física, química e inglês. 

Assim que completou a maioridade, tirou o brevê e se tornou piloto comercial atuando na profissão por três anos. Percebendo que seus voos deveriam tomar novos rumos, Marcelo Amaral começou a estudar Administração de Empresas na Newton Paiva e sua chave virou no quarto período do curso, quando foi convidado por uma colega de turma para implementar um programa de qualidade total numa empresa de PABX. Marcelo gostou muito de resolver problemas dentro das empresas e essa foi sua primeira experiência como consultor empresarial.

Em 1997, concluiu o curso superior e fundou a MarketingLab, sua própria empresa de consultoria. Prestou serviços para atacadistas, indústria automobilística, instituições financeiras, mercado imobiliário, entre outras. Em seguida, fez especialização em Marketing na FGV e o mestrado em Marketing e Estratégia na UFMG, iniciando sua carreira como professor universitário. Começou a trajetória docente na Newton Paiva, passando pela J. Andrade, Estácio de Sá, Fead, Ibmec, FDC e Skema. Como professor virtual, tem mais de 25 mil alunos matriculados, de 60 países, em seus cursos de Marketing e Vendas na Udemy. Marcelo se destacou na área acadêmica por produzir um evento em plena Times Square, no coração de Nova York, onde capacitou atendentes das principais marcas do varejo estadunidense a vender para os consumidores brasileiros. Esse evento também foi realizado em Orlando, Flórida.

Marcelo Amaral estava bem posicionado no mercado corporativo como consultor, mas, com a crise econômica estabelecida em 2015, perdeu mais de 70% do seu faturamento. Foi nesse momento que tirou um projeto da gaveta: lançou uma marca de livros de negócios na Editora Autêntica, empresa que prestava consultoria desde 2009. Assim nasceu o selo Autêntica Business. A partir desse momento, “o livro” deixou de ser apenas um cliente de consultoria para ser o seu principal negócio. A Autêntica Business já publicou mais de 20 títulos e configura-se como uma das principais editoras de negócios do Brasil. Nessa empreitada, Marcelo Amaral incorporou novos papeis na sua carreira: autor, editor, tradutor e revisor técnico.

Em virtude desse caminhado trilhado, Marcelo decidiu fazer o doutorado em Letras no Cefet Minas e, com sua verve empreendedora em alta, acabou de lançar o seu mais novo negócio, a Reader Marcadores, que são marcadores de livros marmorizados fabricados artesanalmente. Confira no Instagram: @readermarcadores.

Marcelo Amaral deixa uma mensagem para quem deseja empreender no Brasil: “São duas coisas que o empreendedor precisa: curiosidade e coragem. Faça!”. #MarceloAmaral #oempreendedordeasas

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por