Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

O empreendedor que transformou oportunidade em negócio

Publicado em 08/10/2022 às 06:00.

Chris Grosser, fotógrafo norte-americano que já teve o seu trabalho visto por milhões de pessoas em mais de 85 países, é o autor da seguinte frase: “Oportunidades não surgem. É você que as cria”.

E esse pensamento ilustra a história de vida do empreendedor Willington Soares, o motorista que virou condutor de turismo em Taquaritinga do Norte (PE).

Willington Soares, conhecido popularmente como Tim, nasceu em Taquaritinga do Norte, cidade localizada no agreste pernambucano. Tim começou a trabalhar aos 13 anos de idade apanhando café na zona rural e depois foi trabalhar como atendente no açougue do pai.

Aos 18, com a grana que conseguiu juntar nos cinco anos de trabalho, comprou um golzinho 94 e começou a fazer serviço de motorista, transportando as pessoas da zona rural para a cidade e vice-versa.

No ano de 2022, Tim participou do curso de Condutor de Turismo promovido pelo Sebrae/PE e foi nesse momento que despertou o seu olhar para o empreendedorismo no turismo. A partir daquela capacitação, buscou inspirações para começar, aos poucos, a conduzir pequenos grupos, com até três pessoas, para os pontos turísticos de Taquaritinga do Norte – a capital pernambucana do café. 

Com o passar do tempo, percebeu que poderia transformar a oportunidade em negócio e que o turismo poderia ser sua principal atividade profissional.

No dia 05/05/2020, em plena pandemia, Tim então decidiu entrar de vez para ganhar dinheiro com o turismo. O condutor de turismo criou a marca Rota dos Mirantes, adesivou a moto, fez camisas na cor verde para simbolizar a temática do ecoturismo e na cor marrom para simbolizar o café, fez chapéu e se posicionou nas redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e Kawai) como um empreendedor de negócios. 

Tim lançou o pacote turístico para a Rota dos Mirantes na trilha rural, realizado através de uma caminhada com percurso variável de 11 a 13 km, visitando dez atrativos e com duração total de dez horas. 

Criou também a possibilidade de contratar esse mesmo pacote utilizando um veículo 4x4, reduzindo o tempo total do passeio para três horas de duração. Os preços dos pacotes variam de R$ 300 a R$ 400 reais por pessoa.

Como próximo passo, o empreendedor pretende criar a Rota dos Mirantes Receptivo, com a assessoria e consultoria do Sebrae/PE.

Ficou interessado em conhecer o Tim? Então acesse suas redes sociais: @tim_guia_turismo.

Tim deixa uma mensagem para quem deseja montar o seu próprio negócio: “Coloque sua cabeça pra frente” e complementa: “nunca desista dos seus sonhos e faça dos seus sonhos uma realidade”. #empreendedorismo #taquaritingadonorte

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por