O escritor estadunidense Ray D. Bradbury é o autor da seguinte frase: “Ame o que você faz, e faça o que você ama”. E este pensamento tem relação com a trajetória de vida do empreendedor Douglas Castro, que após atuar em vários empregos em shoppings centers descobriu sua vocação pela gastronomia e investiu no seu próprio negócio, criando a “Que gosto tem”, em Belo Horizonte.
Douglas Alessandro Agenor Magela de Castro nasceu em Belém do Pará e, em seguida, sua família se mudou para Brasília. Aos 12 anos de idade, foi convidado para fazer parte da companhia de dança Ballet Brazil e, aos 16, ingressou na Cia de Dança Sesiminas em Belo Horizonte, quando sua família veio para a capital mineira.
Com 18 anos, conseguiu um emprego no Ministério da Agricultura e, um ano depois, se tornou vendedor da MMartan na loja do shopping Diamond Mall. Aos 22, iniciou o curso de Nutrição no UNI-BH, mas abandonou a universidade ainda na metade da jornada acadêmica por não se identificar com a área profissional.
Douglas precisava voltar ao mercado de trabalho e conquistar um novo emprego. Assim sendo, fez uma pesquisa on-line no Google direcionada para as 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil e observou na listagem o restaurante Outback Stakehouse. Como Douglas era cliente do estabelecimento, foi até a loja do Pátio Savassi e preencheu o formulário de entrevista. Para sua surpresa, foi convocado para os processos seletivos e, uma semana depois, já estava vestindo o uniforme do restaurante com temática australiana.
De ajudante de cozinha a treinador de equipes, Douglas permaneceu por dois anos na empresa, mas o mais importante de tudo foi que ele descobriu sua verdadeira vocação: atuar na área de gastronomia.
Douglas estava disposto a investir no segmento, mas não tinha grana disponível naquele momento para nada. Desta forma, atacou novamente como vendedor nas lojas Kiehls, Animale e Granado juntando dinheiro durante dois anos para, em dezembro de 2014, criar a “Que gosto tem”, uma empresa de marmitas que oferece comida de verdade com sabor de verdade. O cardápio é composto por menus tradicionais, vegetarianos e low-carb, sendo que este último atende a dietas específicas com baixo índice de carboidratos.
A “Que gosto tem” está localizada no bairro Caiçara e é registrada no MEI – microempreendedor individual, cumprindo as determinações legais do negócio. Os interessados em adquirir as marmitas devem solicitar o cardápio através do whatsapp (31) 99114-7677 e fazer os pedidos com um dia de antecedência. Outra forma de contato são as redes sociais, via Facebook e Instagram [@que_gosto_tem].
Douglas Castro, que hoje é aluno do Curso de Gastronomia da Faculdade Promove, deixa uma mensagem para quem deseja empreender no Brasil: “Se desconstrua e reconstrua diariamente” e complementa: “o sucesso está em buscar ouvir mais os clientes”. #ficaadicadoDouglasCastro #quegostotem