Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Resumo em 4 lições da NRF 2022

21/01/2022 às 19:20.
Atualizado em 30/01/2022 às 19:28

Nova York, a capital mundial dos negócios, sediou nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2022, no Jacob K. Javits Convention Center, a 112ª edição da convenção anual da NRF Big Retail’s Show, o maior e mais importante evento de varejo do mundo. 

Pelo quinto ano consecutivo participei da NRF credenciado como jornalista e acompanhei o evento diretamente de Nova York. Com o propósito de contribuir com novas ideias e pensamentos atualizados sobre varejo e vendas, vou compartilhar os melhores bullets-points registrados nas apresentações dos presidentes e CEOs das empresas mais emblemáticas do mundo. 

Lição 1: A pandemia não acabou, mas o varejo nunca parou. Não importa as circunstâncias que estamos enfrentando, temos que acelerar. “É preciso olhar pra frente, para o futuro. O consumidor voltou às lojas e isso me da otimismo para o futuro” – Brian Cornell, CEO da Target.

Lição 2: Forte aceleração do digital. Só para entendermos o que isso significa na prática, no ano de 2019, cerca de 28% dos norte-americanos compravam pelo e-commerce. Em 2021, esse número passou para 68%. “O gênio saiu da lâmpada” e agora não tem mais como colocá-lo de volta em seu lugar. Isso também quer dizer que as lojas físicas, para conseguir entrar no jogo, precisarão oferecer personalização e experiências relevantes para o consumidor, caso contrário, estarão com seus dias contados. “Precisamos fazer a diferença na vida das pessoas” – John Furner, presidente e CEO do Walmart.

Lição 3: Cada vez mais os dados serão a nova moeda do futuro. O pulo do gato está no “data mining”, ou seja, na mineração dos dados. Nesse caso, a arquitetura digital tem um papel fundamental para a decisão dos negócios. “Temos que abraçar os paradigmas e as mudanças do mercado. Isso que vai diferenciar o passado e o presente” – Sumit Singh, CEO da Chewy.

Lição 4: A liderança como fator fundamental para a integração do modelo phigital. Diante de uma nova conjuntura de mercado, da mudança de comportamento do consumidor e de postura dos colaboradores, o líder passa a ter um papel ainda mais estratégico e fundamental nos negócios. “Se você quiser ser um líder, você precisa acreditar no seu poder de intencionalidade” – Carla Harris, VP da Morgan Stanley.

Os temas mais relevantes abordados no evento foram os seguintes: varejo, tecnologia, experiência do consumidor, sustentabilidade (com a utilização do termo ESG, que traduzindo para o português significa: Governança Ambiental, Social e Corporativa), DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), economia circular, Socidade 5.0 e Metaverso. 

Se você estiver interessado em saber mais sobre a NRF 2022, entre no meu Instagram [@palestrantecristianolopes] e confira as fotos e os vídeos que fiz do evento. #NRF2022 #NovaYork

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por