Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

SerrãoTur - Experiências na Favela

Publicado em 23/08/2025 às 06:09.

Rogério Rêgo Silva é nascido em Belo Horizonte e foi criado desde os 10 anos de idade no complexo de favelas do Aglomerado da Serra em Belo Horizonte. Quando tinha 13 anos, ficava próximo ao check-out dos caixas do Supermercado Manda Brasa para levar as compras nas casas das senhoras que moravam na Serra para faturar uma gorjeta. O primeiro emprego formal foi na Loja Elétrica, onde entrou como almoxarife e saiu como comprador. Nessa época, Rogério era arrimo de família e o salário arrecadado era dedicado a família, fato que o impossibilitava de fazer investimento em educação.

Com o passar dos anos, Rogério foi trabalhando e juntou uma grana. Em 2002, conseguiu ingressar no curso superior de Turismo e em 2004 foi aprovado no concurso para Conselheiro Tutelar, função que exerceu durante 18 anos. Na paralela, se formou em Turismo na Newton Paiva, concluiu o MBA em Liderança na Faculdade IBRA e fez vários cursos na área do direito da criança e do adolescente.

Rogério Rêgo sempre teve uma atuação efetiva na Rádio Favela, inclusive tinha um programa na emissora, o Cidadania e Cultura. Um fato interessante era que a rádio recebia demanda de pessoas interessadas em conhecer o cotidiano da favela e a emissora o indicava para acompanhar as visitas no aglomerado. Certa feita, Rogério recebeu a visita do professor Rafael Froes que de tão encantado com sua hospitalidade e conhecimento o incentivou a abrir um negócio para receber pessoas na favela. Rogério então ficou com aquilo na cabeça e começou a pesquisar sobre a possibilidade disso se tornar realidade, mas não levou adiante. A mudança de pensamento aconteceu quando Rogério Rêgo recebeu o programa Rolê nas Gerais, da Globo Minas. Na ocasião, sua visibilidade aumentou de forma imediata e o seu telefone bombou de ligações, mas perdeu o timming porque não tinha nenhum produto formatado. Foi aí que Rogério Rêgo fez a inscrição no edital do Programa Belo Horizonte Receptiva, uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com o Sebrae Minas, que seu novo caminho foi traçado para o mundo do empreendedorismo. Ele ingressou no Programa Acelera Check-In Turismo e idealizou a SerrãoTur - Experiências na Favela, um negócio coletivo de impacto social estabelecido no Aglomerado da Serra.

Atualmente, a SerrãoTur (Instagram: @serraotur) comercializa 3 produtos de experiência:

1.Raízes e Resiliência: A Vida na Favela: Visita ao mirante, Rádio Favela e Cerâmica Santana. O roteiro tem duração média de 5 horas e inclui almoço de confraternização, monitor local, van e seguro.

2.Butecada na Favela: É o primeiro circuito de botecos dentro de uma favela do Brasil. Com duração de 7 horas, a visita é realizada em 5 bares. Está incluído no ingresso: bebida, comida, monitor local e seguro.

3. Trekking ao Pico Belo Horizonte: Caminhada com 3 horas de duração. Depois do trekking, o grupo participa de uma churrascada. O roteiro tem duração total de 5 horas e inclui monitor local e seguro.

Rogério Rêgo, que agora também está fazendo palestras sobre Turismo de Base Comunitária, deixa uma mensagem para os empreendedores: “Você tem que começar a fazer” e complementa: “ao longo do percurso, você vai melhorando e aperfeiçoando o seu negócio”. #empreendedorismo #serraotur

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por