Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

#tecnologiaegamificaçãonoseventos

Publicado em 05/04/2025 às 06:00.

Peter Drucker, escritor e professor de origem austríaca, considerado o Pai da Administração Moderna, é o autor da seguinte frase: “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem”. E essa citação tem relação direta com a trajetória da empreendedora Suzi Chaves, a idealizadora da Ticado Soluções.

Suzi Chaves nasceu em Governador Valadares e entende que seu primeiro empreendimento foi aos 9 anos de idade, quando ganhou do pai uma caixa de papéis de carta para vender na escola. O negócio era lucrativo, tanto que Suzi chegou a repor o estoque duas vezes, porém a derrocada aconteceu quando as colegas descobriram que a vendedora guardava uma cópia de todos os papéis que vendia para barganhar posteriormente no momento das tão competitivas trocas de papéis de carta.

Aos 16, conseguiu o primeiro trabalho com decoração de festas na empresa Parabéns Pra Você. Em 1999, Suzi mudou-se para Belo Horizonte e trabalhou em uma montadora de stands, tendo atuado em seguida nas áreas de comunicação e marketing, até se tornar sócia da Agência Acontece.

Formada em Relações Públicas pela PUC Minas e no Programa 10.000 Mulheres da Fundação Dom Cabral, somada à expertise acumulada na  jornada profissional, Suzi Chaves resolveu seguir em carreira solo participando da produção de eventos em nível nacional, tais como: Bienal do Automóvel e Copa Davis.

Foi aí que Suzi Chaves decidiu abrir o Refinare Buffet, empreendimento que chegou a atender 5 mil pessoas simultaneamente em um único evento no Expominas e serviu durante um ano os camarins dos shows internacionais do Chevrolet Hall, atendendo artistas como Alanis Morissette, Scorpions e Maná.

Após 5 anos estabelecida no mercado, a empresária tomou uma das decisões mais difíceis da  vida: precisou fechar o buffet em virtude do aumento de preços da gasolina, da carne e do valor da mão de obra, custos que inviabilizaram o negócio.

Suzi voltou para a área de cenografia e para o mercado de eventos, que estava em alta até a chegada da pandemia, momento em que, repentinamente, foram extintos todos os eventos presenciais. Após conseguir atravessar esse difícil período, Suzi Chaves se tornou sócia da JChaves e identificou a possibilidade de implementar estratégias inovadoras e com mais engajamento e tecnologia dentro da “nova era” dos eventos. 

Foi aí que a empreendedora criou, junto com Ronaldo Soares, a Ticado Soluções, empresa que oferece uma gama de soluções tecnológicas e gamificação para eventos corporativos e sociais. Dentro do portifólio, a Ticado Soluções oferece: roleta digital, quiz interativo, caça ao tesouro com realidade aumentada, projeção mapeada, edição de vídeos anamóficos, ambientação com iluminação computadorizada e captação de leads diretamente pelo smartphone. Para saber mais informações, acesse o Instagram @ticadosolucoes.

Suzi Chaves deixa mensagem para os empreendedores do Brasil: “Empreendedorismo não é sobre oportunidades ou situações” e complementa: “Empreendedorismo é sobre comportamento e atitude”. #empreendedorismo #negócios #TicadoSoluções

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por