ESPAÇO ABRASEL

Novos e prósperos horizontes

02/08/2024 às 07:00.
Atualizado em 02/08/2024 às 17:18

Luiza Campos (*)

Que mineiro é bom de prosa e de garfo todo mundo sabe. E que um dos seus lugares preferidos para colocar o papo em dia e forrar o estômago é a mesa do boteco também. O que muita gente pode não saber é que para manter a porta do bar aberta, quem está atrás do balcão tem que suar – e muito. É tanta coisa para administrar que fica até difícil colocar no papel: as compras para cozinha, a cerveja para gelar, a cachaça que nunca pode faltar, o funcionário que adoeceu, o gás da cozinha que não pode acabar, o banheiro que precisa seguir limpo, as contas que precisam fechar... As tarefas e obrigações formam uma lista maior que a disposição dos clientes em prolongar a saideira.

Como dar conta disso tudo, mantendo as portas abertas e os clientes felizes? A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) entende que o caminho passa pelo ganho de produtividade. Em bom português, é ganhar a capacidade de fazer mais com menos. No boteco, isso pode se dar, por exemplo, na redução do tempo gasto para lavar a louça para aumentar o tempo empregado em atender os clientes. Isso pode ser feito de formas diferentes, como investindo numa máquina de lavar louça ou criando um processo mais ágil para lavagem das vasilhas.

Vale para o boteco, o restaurante, a lanchonete, a pizzaria, o café e até para o carrinho de pipoca: o ganho de produtividade é bom para o negócio, para os funcionários e para os clientes.

Atualmente, discute-se muito sobre como usar ferramentas digitais e a inteligência artificial (IA) para ser mais produtivo. Isso já está acontecendo e não é papo só para empresa grande, com franquias e centenas de funcionários. É conversa para dono de botequim também. 

Tem gente já usando a inteligência artificial para ajudar nos posts de redes sociais, criando o texto, as imagens, as hashtags. Tem empreendedor utilizando IA para criar receita, valorizando os ingredientes que os clientes mais gostam. Outros a empregam para apoiar a gestão do negócio e, também, a gestão de pessoas. E como camarão que dorme a onda leva, isso não é assunto de futurólogos, mas algo que deve ser estudado e debatido hoje – se for na mesa do bar, melhor ainda.

Para dar uma mãozinha para quem não quer dormir no ponto, um grupo de empreendedores e especialistas em bares e restaurantes vai se reunir, nos próximos dias 14 e 15 de agosto, em Brasília, para discutir o uso da inteligência artificial, o comportamento e as preferências de consumidores, o empreendedorismo em favelas, a gestão de pessoas e outros assuntos interessantes e inovadores.

Quem não estiver na capital federal não precisa se preocupar – do Oiapoque ao Chuí, passando pelos mares de morro mineiros, será possível acompanhar online e gratuitamente esse maravilhoso e inspirador encontro. O Congresso Abrasel deste ano traz como tema: “Produtividade – novos horizontes, grandes resultados”. Que esse horizonte seja belo e próspero para quem empreende no setor.

(*)  Mineira, jornalista e líder de ASG da Abrasel

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por