Onde a vida acontece: o papel dos bares nas conexões humanas

Publicado em 31/10/2025 às 06:00.

Tati Ferreira*


Em cada rua, esquina ou bairro explorado em Belo Horizonte, é fato que se vai encontrar pelo menos um bar. Ou dois, ou mais... 

Isso porque a famosa boemia da capital mineira rendeu à cidade o título de capital dos bares. E se antes era só de boca, há pouco tempo se tornou oficial: um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizado a partir do cruzamento da quantidade de moradores e de bares na cidade comprovou que Belo Horizonte tem o maior número de bares por habitante, com 178 estabelecimentos por cada 100 mil pessoas.

A grande variedade de bares em Belo Horizonte reflete um pouco do que qualquer turista percebe quando decide conhecer Minas Gerais: um povo que gosta de prosear, contar histórias e acolher. É uma população gentil, diversa e sempre disposta a convidar para mais perto uma pessoa nova. Qual lugar no mundo retrata melhor essas interações do que uma mesa de boteco?

Os bares são espaços de socialização, ideais para conhecer pessoas novas, comemorar momentos especiais e celebrar encontros e reencontros. É um momento em que deixamos os celulares de lado e buscamos conexões reais, conversas com olho no olho. É o momento em que saímos de casa e nos permitimos viver a vida lá fora, aproveitando o que há de melhor e que, na pressa da rotina, muitas vezes esquecemos: o contato humano.

O valor e a relevância desses ambientes estão além da questão social, englobando, também, a parte econômica. Atualmente, o Brasil tem cerca de 200.000 bares que movimentam de maneira intensa a cadeia produtiva do país. Entre empreendedores, colaboradores, fornecedores, catadores de materiais recicláveis e clientes, a roda da economia no setor se movimenta, gerando emprego, renda e colocando comida no prato de milhões de brasileiros todos os dias. 

Os bares são importantes para a sociedade. Qualquer oportunidade existente de incentivar esses estabelecimentos deve ser vista com carinho e oportunidade de valorizar o empreendedorismo no país.

Os eventos e festivais gastronômicos são um exemplo de ações que estimulam o faturamento nos bares, promovendo tanto o seu papel social quanto o econômico. 

A Abrasel está realizando a 19ª edição do Festival Bar em Bar, uma ação que estimula os negócios do setor por meio de petiscos exclusivos preparados especialmente para a ocasião e com preços acessíveis. São mais de 500 bares espalhados por 15 estados do Brasil, que mergulharam na aventura de levar ao cliente a experiência completa de unir a socialização à boa gastronomia de boteco.

E o tema desta edição não poderia refletir melhor o sentimento de convidar o público a aproveitar o momento: “A cidade inteira cabe no bar”!

Mais do que um artigo de opinião, este texto é um convite: um convite para celebrar a gastronomia, incentivar o pequeno empreendedor, deixar o celular de lado por um tempo e curtir a vida lá fora, abrindo-se a novos relacionamentos e à criação de memórias afetivas.

Afinal, Minas não tem mar, mas tem bar!

*Jornalista e líder de Comunicação da Abrasel

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por