Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

Einstein: além do físico da foto com a língua pra fora

10/09/2021 às 15:02.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:51

Com três anos de idade, o futuro ganhador do Prêmio Nobel da Física em 1921 não falava uma única palavra. Aos nove, tinha tantas dificuldades de se expressar que seus pais imaginaram que pudesse ter problemas mentais. Ainda na escola, um professor afirmou que ele não seria nada na vida.

E=mc². Todos nós, senão a quase totalidade, em algum momento, estudamos essa que ficou conhecida como a equação mais famosa da física, obrigatória em qualquer estudo introdutório da teoria da relatividade. Foi externalizada em um artigo escrito por Einstein quando tinha apenas 26 anos de idade.

São várias as biografias que tratam de sua vida, sejam nos aspectos familiares, acadêmicos ou profissionais. Frases antológicas e reflexivas ajudam a compreender a personalidade do gênio além da física, temática que o tornou famoso em todo o mundo.

Alguns exemplos extraídos de relevantes obras de sua vida:

"Eu acredito em uma coisa - que apenas uma vida vivida para os outros é uma vida que vale a pena ser vivida".

"A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, você deve continuar se movendo". 

"Sou artista o suficiente para usar minha imaginação livremente. A imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo".

"Se eu não fosse físico, provavelmente seria músico. Muitas vezes penso na música. Vivo meus devaneios na música. Vejo minha vida em termos de música. Não sei dizer se teria feito alguma trabalho criativo de importância na música, mas eu sei que o meu violino extrai a maior alegria da vida."
"Mesmo que os domínios da religião e da ciência em si estejam claramente separados um do outro, não obstante, existem entre as duas fortes relações recíprocas e dependentes".

 "A coisa mais incompreensível sobre o mundo é que ele é compreensível".

 "Onde o mundo deixa de ser palco de nossas esperanças e desejos pessoais, onde o enfrentamos como seres livres admirando, perguntando, observando, aí entramos no reino da arte e da ciência".

 "Um ser humano é uma parte do todo, chamado por nós de "universo", uma parte limitada no tempo e no espaço".

“Os maiores cientistas também são artistas”.

"Minha paixão pela justiça social muitas vezes me colocou em conflito com as pessoas, assim como minha aversão a qualquer obrigação e dependência que eu não considerasse absolutamente necessária".

"Uma coisa eu aprendi: que toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil - e ainda assim é a coisa mais preciosa que temos".

 “Todas as religiões, artes e ciências são ramos da mesma árvore. Todas essas aspirações se dirigem a enobrecer a vida do homem, levantando-a da esfera da mera existência física e conduzindo o indivíduo à liberdade”.
       

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por