Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

Minas levanta sua voz em favor do povo brasileiro!

09/07/2021 às 18:15.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:22

Pátria Minas ecoa seu equilíbrio, bom senso e espírito convergente à nação brasileira. Nos momentos mais graves da história do país, Minas não se omitiu. Inconfidência Mineira, Estado Novo, Diretas Já. Apenas alguns exemplos do nosso papel histórico em defesa da democracia e do desenvolvimento nacional com justiça social.

Segundo Manifesto dos Mineiros. Esta a disposição legítima, oportuna e pertinente de um grupo de lideranças da sociedade civil que reunimos recentemente em BH no Jasa (José Anchieta da Silva Advocacia), para finalizar um texto que será assinado por cidadãos e cidadãs de diversas áreas da sociedade civil do Estado e que será divulgado no dia 7 de setembro próximo, data comemorativa da Independência nacional.

“A ruptura pelas armas, pela confrontação física nas ruas, é sinônimo de anarquia, que é antônimo de tudo quanto possa compreender uma caminhada serena, cidadã e construtiva. O que se pretende provocar é outro tipo de ruptura: a ruptura a através das ideias e da mudança de comportamentos em todas as dimensões da vida”.

Este apenas um trecho do manifesto que traz uma breve análise da gravidade do momento e dispõe de indispensáveis mudanças estruturais, legais e comportamentais com vistas ao fortalecimento e à qualidade da nossa democracia. O fim maior é o nosso desenvolvimento em todas as dimensões, com o foco em um país mais justo e menos desigual.

Não há como pensar em um Brasil melhor para as próximas gerações sem romper com o maniqueísmo atual, o nefasto nós contra eles, o clima beligerante e intolerante potencializado pelas redes sociais dos pseudo especialistas de todos os temas.

Minas é considerada a síntese do país. Sua dimensão e localização geográfica explicita características econômicas e sociais de estados e regiões com que faz divisa. Nosso espírito libertário ostentado pela nossa bandeira, aliado à nossa história e a destacadas personalidades e fatos marcantes, forjaram nosso espírito conciliador, equilibrado, compassivo, tolerante, convergente e com absoluto respeito ao Estado Democrático de Direito.

Nestes termos, a gravidade da situação pré pandêmica do país foi deveras agravada com o status quo da covid. Desemprego, falências, aumento da pobreza, de doenças psicossomáticas e o agravamento do brutal abismo digital e educacional entre ricos e pobres, comprometendo sobremaneira o futuro e o protagonismo da vida de nossas crianças e jovens.

São estes apenas alguns preocupantes itens que somados ao pesado e repugnante clima político atual, agravado por estarmos em ano pré-eleitoral, impõem que Minas levante sua voz em prol de um pacto pelo Brasil.

Esta é nossa missão. Este será nosso principal legado.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por