Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

‘Seja o melhor que você puder’

Publicado em 05/09/2025 às 06:00.

Na nossa correria diária, energizam, edificam e engrandecem nossa vida reflexões para nosso crescimento pessoal e espiritual. Tire uns minutos para a leitura de algumas partes do artigo de Jim Mathis, empresário e autor norte-americano, descrito abaixo.

“Uma das minhas canções favoritas de Bob Dylan. Ao declarar sua independência do cenário da música “folk” chamada “Maggie’s Farm”, Dylan cantou: “Eu tento o meu melhor para ser apenas como eu sou, mas todo mundo quer que eu seja como eles.”.

Você às vezes percebe que, mesmo que tenha êxito em ser o melhor VOCÊ que existe, parece que todos querem que você seja outra pessoa, principalmente como eles são? Recentemente ouvi alguém dizer que os dois dias mais importantes da nossa vida são aquele em que nascemos e o dia em que descobrimos por quê.  Infelizmente, muitos de nós gastam tanto tempo tentando ser o que todo mundo quer que sejamos que raramente descobrimos quem somos – ou por que somos assim.  

A Bíblia fala que somos únicos, que Deus planejou cada um de nós: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção… todos os dias determinados para mim foram escritos no Teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:13-16).  

Isto sugere que Deus tem um plano especial para cada um individualmente, não apenas quanto a nossa constituição física, mas também quanto a nossos talentos, interesses, habilidades e dons espirituais que Ele provê para cada um de Seus filhos. Vivendo em um ambiente – no trabalho, bem como em nossos lares e comunidades – onde as pessoas tentam nos forçar a nos encaixarmos nas expectativas que mantêm a nosso respeito, as Escrituras nos alertam: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).  

Deus quer que sejamos e nos tornemos o que Ele planejou que fôssemos, e não o que as pessoas e as circunstâncias à nossa volta tentam nos influenciar e levar-nos a ser. Escrevendo ao seu jovem discípulo, o apóstolo Paulo o encorajou: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (II Timóteo 2:15). Embora a maioria de nós não seja chamada para o ministério, ainda assim somos instruídos a conhecer a Palavra de Deus e aplicá-la a todas as áreas da nossa vida. 

Fomos colocados aqui para fazer diferença em nosso mundo.  É difícil fazer diferença sendo todos iguais, de conformidade com que os outros dizem que devemos ser ou o que devemos fazer.  Por esta razão eu sugiro que você seja você – seja a pessoa que Deus planejou que você fosse desde o momento do seu nascimento.  Pode não ser algo que o mundo considere de grande importância. Você pode não ter reconhecimento nem louvor.  Poucas pessoas têm.  Porém, todos nós temos um propósito estabelecido por Deus, seja ele grande ou pequeno. O impacto que podemos exercer não pode ser subestimado.  No mínimo, seu propósito é ser o melhor você que consiga ser!”

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por