Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

Setenta e seis dias para 2022: Quais são seus planos?

14/10/2021 às 17:13.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:03

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” Provérbios 16:3.

Para todos nós, com certeza, os últimos dois ou três anos foram totalmente atípicos em nossas vidas. Uma pandemia avassaladora “invadiu” nosso dia a dia de forma obscura, triste e preocupante. Entes e amigos queridos que nos deixaram, sonhos que foram adiados, projetos cancelados, empregos perdidos, crescimento da desigualdade e aumentaram as pessoas com doenças psicossomáticas.

"Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso.” Mateus 11:28

O momento atual desnuda uma tormentosa travessia do deserto que insiste em não passar e que cada um de nós precisa superar. E sua efetiva superação só se dará de forma absoluta se não estiver restrita ao “eu”, ao egoísmo que impera as relações humanas da atualidade. Como não entristecer, se indignar e preocupar pelo aumento dos moradores de rua e pedintes a alguns metros da nossa casa ou dos inúmeros cristãos perseguidos e mortos a milhares de quilômetros daqui, seja no Afeganistão ou em qualquer outra parte do mundo?

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” Romanos 12:21

Um novo ano se avizinha. O momento pandêmico alivia, mas suas consequências nos desafiam na construção dos nossos projetos, sonhos e ações. E que tal pensarmos mais de forma coletiva e compassiva? Cada um de nós tem dons e habilidades que com certeza podem contribuir para um mundo melhor. A soma de microações e singelas palavras de milhares ajudam a mudar o mundo. Seja um tempo dedicado a um trabalho voluntário, uma ajuda a um necessitado, uma mensagem reconfortante a alguém, uma atitude gentil ou dedicar tempo a escutar um aflito. Pensamentos, falas e comportamentos intolerantes, descompassivos e maniqueístas precisam ser levados pelo vento para nunca mais voltarem em nossas vidas. 

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” Efésios 4:22-24

As agruras e tristezas que todos passamos devem ter como efeito um novo olhar sobre nossas vidas e da nossa rápida passagem por aqui.

Que nestes 76 dias que nos restam de 2021 possamos refletir sobre nossas vidas, que, apesar de tudo que passamos, vencemos, e revigorados, vitoriosos seremos em 2022!

Com fé, humildade e sabedoria, lembre-se sempre que “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos”. Provérbios 16:9

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por