Irlan MeloAdvogado, teólogo, professor universitário e vereador de BH eleito para seu segundo mandato como o 8° vereador mais votado de BH

O melhor programa social é o emprego

Publicado em 05/12/2022 às 06:00.

Cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe de alguma localidade. O título de cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.

Na última segunda-feira, tive a honra de conceder esse título a João Artur, Presidente do Conselho da Ferro e Aço Takono. João nasceu em Jurumirim, MG, em 1938. Aos 20 anos se mudou para Belo Horizonte tentar concurso para banco. Passou no concurso para o Banco Mercantil onde trabalhou até 1964.

Em 1969 de uma forma um pouco inesperada, deu início de uma nova empresa: a Takono que em 2022 completa 53 anos de existência. A Takono tem hoje mais de 400 empregados e trabalha com todos os segmentos de aço carbono sendo o maior empregador da região. Hoje João Artur, com 84 anos, continua na ativa como presidente do conselho da empresa que tem quatro sócios.

Quero aproveitar a oportunidade dessa homenagem para falar da importância do investimento no empreendedorismo. Com a eleição de Lula, pautas como a taxação de grandes fortunas, o confisco de heranças e demonização do mercado e do empresariado começam a ressurgir.

Como dizia o ex-presidente norte-americano Ronald Regan, “o melhor programa social é um emprego”. E eu concordo. Reconheço a importância dos auxílios dados pelo governo em emergências e às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, mas o ideal é que nenhum brasileiro dependesse desses “benefícios”. Sei que isso é utópico, que a pobreza sempre existiu e sempre existirá, infelizmente, mas é preciso a existência de políticas públicas que fomentem uma educação de qualidade para preparar as pessoas para o mercado de trabalho e incentivos ao empreendedorismo e ao empresariado para que possam absorver as demandas de mão de obra. Essa é forma mais eficaz de combatermos a pobreza!

Não dá para querer mudança partindo do princípio de que há um franco antagonismo entre trabalhadores e empresários. Ambos são importantes e seus papéis se complementam. Um depende do outro para girar a roda da economia e prosperarmos.

Aqui na Câmara Municipal sou autor de projetos como o que autoriza o Poder Executivo a conceder incentivo financeiro à pessoa física e jurídica que desenvolva projeto de negócio de base tecnológica no Município, o que dispõe sobre a inclusão de conceitos de empreendedorismo na rede municipal de ensino e outros projetos que buscam dar mais independência para as pessoas com deficiência, as incluindo no mercado de trabalho.

Aproveito para saudar o senhor João Artur, todos os empresários e trabalhadores que têm contribuído para que Belo Horizonte seja uma cidade mais próspera.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por