Irlan MeloAdvogado, teólogo, professor universitário e vereador de BH eleito para seu segundo mandato como o 8° vereador mais votado de BH

Racionamento nunca mais

19/03/2021 às 17:38.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:27

Com o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão em Brumadinho em 25 de janeiro de 2019, o abastecimento de água em Belo Horizonte e Região Metropolitana ficou em risco. Isso porque o antigo sistema de captação do Rio Paraopeba, construído pelo governo de Minas em 2015, precisou ser suspenso, já que o rio foi atingido pelos rejeitos.

No final de 2019 a Copasa e o Governo de Minas admitiram que, se uma nova fonte de captação não fosse construída, Belo Horizonte e Região ficariam sem água já no início de 2020. 

Graças a Deus, as chuvas naquele ano foram generosas e os níveis dos reservatórios subiram, mas ao menor risco de seca, com uma fonte de captação a menos, o fantasma do racionamento assolaria mais de 2,3 milhões de moradores de BH e região. 

Desde então travei uma briga com a Vale para obrigar a empresa a construir uma nova fonte de captação. Como relator da CPI das Barragens da Câmara Municipal de BH realizamos visitas à Vale, várias reuniões na Copasa, acionei a Procuradoria Geral do Município e até o Tribunal de Justiça que obrigou a Vale a construir a nova fonte.

Com a medida, ainda em 2019, a Vale anunciou o investimento de cerca de R$ 450 milhões em uma série de ações nos sistemas de captação de água para abastecimento da capital mineira: Bacia do Rio Paraopeba e Bacia do Rio das Velhas. Essas medidas fazem parte do Termo de Compromisso homologado entre Vale e Copasa com as participações dos Ministérios Público Estadual e Federal.

As obras iniciaram, mas devido à pandemia se atrasaram, mas no final de fevereiro desse ano visitei o local da construção e a notícia não poderia ser melhor: a obra será concluída e entregue em agosto deste ano. 

Com isso, Belo Horizonte e região volta a ter segurança hídrica e a Vale pôde reparar pelo menos um pouco do dano causado ao nosso Estado. Apesar da alegria e a sensação de dever cumprido em poder proporcionar tamanha conquista à nossa região, sigo trabalhando e fiscalizando. Pelo seu direito, pela justiça.

  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por