José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Começando a sonhar

24/08/2017 às 18:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:14

A última quinta-feira foi inesquecível para minha família. Foi o dia da formatura da nossa filha. Agora ela já faz novos planos acadêmicos. E, para a minha alegria, já selecionou os concursos nos quais quer ser aprovada. 

Nessa caminhada de formação universitária, cumprimos nosso papel. Afinal, o apoio dos pais é importante em qualquer jornada. Mas, nos estudos, o que faz a diferença mesmo é o empenho e o sacrifício de cada aluno. 

E como é bom ver o empenho da nossa filha! Ah, como é bom! E é ainda melhor constatar que, fazendo dos estudos um hábito, ela desenvolveu o prazer de estudar. Isso não quer dizer que ela não tenha feito seus sacrifícios.

A diferença é que, quando se estuda com prazer, nem se dá importância aos sacrifícios. Aliás, a psicanálise nos ensina que prazer e sacrifício seguem juntos. Um não existe sem o outro. E o resultado... ah, o resultado é altamente compensador, pois nos conduz à mais empolgante aventura da mente humana: a aventura de aprender. 

Em cada gesto, em cada expressão facial, ela transmite aquela sensação de sonho realizado. Mas, com a sua formatura, nós – os pais – é que realizamos um grande sonho de vê-la caminhando com postura ética e triunfando pelos seus próprios méritos.

Nossa filha, embora pense ter realizado um sonho, está apenas começando a sonhar. E nisso não há nenhum demérito. Afinal, vendo-a no bom caminho, e alcançando as metas que ela mesma estabeleceu, a família inteira começou a ter novos sonhos junto com ela.

Como pais e professores, não temos o monopólio do conhecimento, nem da sabedoria. É por isso que seguiremos aprendendo junto com ela e com nossos alunos. E, a cada dia, estaremos começando a sonhar novos sonhos. 
Leitor ou leitora, se você também quer seguir numa empreitada de sucesso, escolha as pessoas a seu redor para estudar junto, para se sacrificar junto, para compartilhar alegrias e tristezas e, sobretudo, para sonhar junto. Eu te desejo bons sonhos e bons estudos.

  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por