José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Concurseiro, Feliz Natal!

22/04/2017 às 17:14.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Natal significa nascimento. Para o concurseiro, as festas natalinas podem ser a inspiração para que Jesus realmente nasça e permaneça dentro de nós. Na tentativa de obter tal privilégio, muitas pessoas são tomadas por gestos de bondade momentânea, como se isso bastasse para corrigir um ano inteiro de ofensas ao próximo.

Das confidências de meus alunos, há o caso de um concurseiro que, em Janeiro, ao ser aprovado no vestibular de uma faculdade pública, teve o dissabor de ver uma das irmãs deixar de conversar com ele. Lá pelo meio do ano, a maioria dos familiares já estava envolvida nos esforços de desprezo do jovem universitário. No íntimo, tinham medo de se tornarem alvo da invejosa.

Quando o irmão precisou da cópia da cédula de identidade dos familiares para se inscrever na fundação universitária e ter acesso à alimentação e livros, eis a resposta: “Se depender de mim você não forma”. No Natal, a irmã chegou com um presente. O concurseiro, após olhar no fundo dos olhos dela, desembrulhou a caixa, dentro da qual havia uma bermuda.

- Fico comovido com seu presente. Eu ficaria muito mais se você me dessa uma cópia da sua cédula de identidade para eu ter acesso à alimentação e livros.

A reação foi um incontido choro. “Vocês estão vendo: Estou fazendo de tudo para viver em paz com ele”.

- Então me forneça uma cópia da sua cédula de identidade. É muito mais barato que esta bermuda.

Para a irmã, que não atendeu ao apelo, o Natal não trouxe o nascimento do Grande Mestre. O concurseiro, cujo empenho nos estudos já indicava aprovações no Ano Novo, entendeu que a melhor palavra para traduzir nascimento é esta: esperança.

Isso não significa ausência de dificuldades. Assim como Jesus, talvez você não encontre estalagem para o nascimento de seus sonhos. Talvez tenha de buscar seu próprio Egito para se esconder de Herodes. Nos momentos cruciais, podem surgir perigosas armadilhas de fariseus. Mas, mesmo que tentem atrapalhar, se você realmente se empenhar para transformar seus sonhos em realidade, ninguém poderá te derrotar.

Então, concurseiro, Feliz Natal!

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por