Início de ano é como segunda-feira. É quando agendamos a malhação numa academia, retomamos a preparação num concurso, enfim, damos o primeiro passo numa grande jornada. Mas cuidado: O mês de fevereiro é muito parecido com a quinta-feira, quando muitas pessoas se dão conta de que planejaram, planejaram (... apenas planejaram). “Mas na próxima segunda-feira vou começar firme” – dizem para si mesmas.
Cuidado para não cair nas tentações de fevereiro, que levam muitos a redefinir a data de início dos estudos. “Depois do carnaval eu começo firme” – essa é a voz do momento para quem planeja, planeja, planeja (... apenas planeja). Caso você substitua a euforia dos estudos em janeiro pela euforia carnavalesca que se aproxima, dificilmente retomará o ritmo de aprendizagem.
Nada contra a alegria momesca. Mas, em tudo na vida, a moderação é o melhor caminho. Você não será mais feliz e nem impressionará ninguém só porque pulou no salão ininterruptamente desde o sábado até meio-dia da quarta-feira de cinzas. Se o seu carnaval for em Salvador, conhecido por só acabar no sábado seguinte, você até pode cair na folia a semana inteira. Mas, vamos combinar, não precisa ser ininterruptamente.
Enfim, cuidado com os planos de início de ano. Em vez de dizer o que vai fazer - faça. Em vez de apenas planejar, passe para a ação e mantenha o ritmo, mesmo que seu entusiasmo seja redirecionado momentaneamente para o carnaval. Nenhum problema, mas não se esqueça de retomar os estudos com disciplina e assiduidade.
Caso você tenha dificuldade de partir dos planos para a ação, evite dizer o que fará ao longo do ano. Comece a agir, ainda que modestamente, e mantenha-se empenhado em falar menos. Nos momentos em que sua mente insistir em delírios, abra uma exceção para dizer para si mesmo: este ano eu vou parar... Este ano eu vou parar... Este ano eu vou parar. E, enquanto você insiste para si mesmo que este ano vai parar, continue nas ações de estudos, mesmo que um pouco por dia. E, sempre que o delírio voltar, insista em dizer: este ano eu vou parar... Este ano eu vou parar (... de fazer planos e estudar mais).