José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Congratulaciones a los argentinos

Publicado em 21/12/2022 às 11:53.

A rivalidade entre Brasil e Argentina tem sido, felizmente, deixada de lado nos últimos tempos. Isso é bom para o esporte, para as nossas relações comerciais, para o turismo, etc. A última Copa demonstrou isso, com milhares de brasileiros admirando o bom futebol de Messi e companhia.

E convenhamos: foi uma final emocionante com a França. E podemos tirar várias lições dessa partida. Porque, afinal, o futebol é uma excelente síntese da vida e da luta que enfrentamos diariamente.

Quando tudo parecia resolvido, com 2 a 0 para “los hermanos”, a França empatou o jogo. Assim também ocorre nas nossas lutas diárias, inclusive nos concursos e no Enem. Quando tudo parece indicar uma boa pontuação na prova, a média geral dos candidatos sobe surpreendentemente.

Quando a França quase virou o jogo, a defesa argentina segurou o empate para levar o jogo para a prorrogação. Do mesmo modo, leitor, quando a sua nota parece abaixo da média, vem a surpresa agradável de uma boa classificação. 

Quando a prorrogação parecia depender da sorte, os dois times tiveram as suas chances, demonstrando que o esforço é que faz a diferença em campo. Do mesmo modo, quando você é convocado para uma prova de segunda etapa, esteja certo que o seu preparo nos estudos vale muito mais que qualquer lance de sorte.

“Aaaah, professor Roberto! Mas os pênaltis?! Os pênaltis dependeram apenas da sorte”. Se a sua objeção é essa, eu te garanto que a disputa de pênaltis não depende apenas da sorte. Depende muito da capacidade dos atletas em manter o equilíbrio emocional. 

Do mesmo modo, quando você estiver disputando ponto a ponto com outros candidatos, a diferença entre aprovados e reprovados pode ser o controle das próprias emoções, sobretudo diante de uma prova oral.

Enfim, a decisão do Copa do Mundo foi uma aula dos atletas argentinos e franceses, que mostraram o alto valor da persistência, da abnegação, disciplina e entrega que nos levam à vitória. Isso vale para o esporte e vale para os concursos e Enem.

A todos eu desejo bons estudos. E, de modo “muy especial, que los Hermanos reciban nuestras sinceras congratulaciones”.

*Advogado, professor da Faculdade Promove, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por