José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Dedicatória e ilustrações no presente de Natal

20/12/2021 às 20:34.
Atualizado em 29/12/2021 às 00:35

Ao lançar a 4ª edição de Como Passei em 16 Concursos, eu não imaginava que haveria tantas encomendas como presente de Natal. Foram muitas mães, irmãos, maridos e esposas que me pediram dedicatórias para presentear seus entes queridos.

De fato, essa nova edição tem atrativos. Por exemplo: ela foi enriquecida com 34 ilustrações. Isso resultou de um brilhante trabalho do meu amigo Carlos Jorge, a quem agradeço entusiasticamente.

Ah... aquelas ilustrações das páginas 16 e 19...! Mais do que as palavras, elas falam sobre a importância da audição no processo de aprendizagem. A de página 33 mostra o diálogo entre um jogador compulsivo e um estudante. E nos convence que tudo - rigorosamente tudo - que nos dá prazer é antecedido de treino. Isso vale para os vícios e vale para as virtudes.

Diversas ilustrações tratam da comparação entre concurso e guerra. Porque, de fato, para passar num concurso ou no Enem você deve ter a disciplina, o empenho e a abnegação de um soldado. Mas, para mostrar que os guerreiros também têm sentimentos, a ilustração de página 37 trata da importância da emoção, porque nos leva a memorizar mais e melhor.

O tema das relações interpessoais também mereceu ilustrações. Se, por um lado, nem todos os amigos são de verdade, como mostra a ilustração de página 85, por outro lado, a disposição de ensinar a um colega te faz o maior beneficiário do próprio ensinamento. Isso é verdadeiro do ponto de vista pedagógico e religioso. É o que mostra a ilustração de página 82.

Há, porém, outros atrativos nesta 4ª edição. Um deles se refere aos “causos” sobre triunfo e inveja durante a trajetória de aprovação num concurso. E o outro merece um destaque especial. Trata-se da dedicatória ao Professor Ruy Muniz, diretor da instituição mantenedora de várias faculdades, inclusive a Funorte de Montes Claros, Unicesp de Brasília, Kennedy e Promove, aqui de Belo Horizonte.

Tenho a honra de pertencer ao corpo docente dessa instituição desde 2009, quando eu ainda residia em Brasília. E um fragmento da dedicatória ficou assim: “Aqui cultivamos a certeza de que a arte de ensinar depende da nossa capacidade de aprender”.

Agradeço a todos que me pediram dedicatórias para presentear as pessoas queridas neste Natal. E desejo boa leitura, bons estudos e feliz Natal.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por