José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Desperte o concurseiro

22/04/2017 às 17:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

A modernidade tem uma característica marcante: multidões que se perguntam sobre o caminho do sucesso e sobre o sentido da vida. E tentam achar a resposta num livro. É por isso que vivemos no estilo literário da autoajuda, que também pode ser encontrado no cinema, no teatro, na música, etc.

Há livros de vários assuntos, inclusive concursos públicos. Nesta área, o grande mestre é o Professor William Douglas, que me honrou com seu prefácio. Um tema menos comum está no livro “desperte o milionário que há em você”, de Carlos Wizard Martins, empresário na área de ensino e educação.

Chamou-me a atenção a semelhança entre as ideias do Professor Carlos Wizard e as minhas. No título “matadores de sonhos”, ele cita os que se incomodam com o sucesso alheio. No meu livro, eu falo sobre a inveja do passado e do futuro. No primeiro caso há os cumprimentam por nossas realizações, mas em tom de lamento. O segundo caso trata do empenho para que não alcancemos nossos sonhos.

Quanto às desculpas do empresário para não ampliar seu negócio, o Professor Carlos Wizard menciona a concorrência. Do mesmo modo, eu falo sobre os que desistem de um concurso por que o número de candidatos é alto. Ora, assim como a concorrência para o comerciante pode ser mais aliada que inimiga, o mesmo ocorre num concurso: quanto mais candidatos, mais pessoas para compartilhar o conhecimento.

Alguém poderia perguntar: compartilhar conhecimento? Isso ajuda o candidato que disputa a mesma vaga. A resposta, com a qual qualquer professor há de concordar: quem ensina aprende muito mais do que quem recebe o ensinamento. Isso é verdade do ponto de vista pedagógico, religioso, filosófico e está de acordo com o objetivo que, afinal, todos nós buscamos: dar sentido à vida. Para tanto, nada como ser útil a alguém.

Enfim, se você quer montar um negócio, o livro “desperte o milionário” é uma ótima fonte de autoajuda. Quanto a passar num concurso, milhares de leitores enviaram-me mensagens que recomendam meu livro. Então, leia os dois. Pode até parafrasear os títulos entre si: “como montei 15 empresas” e “desperte o concurseiro”.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por