José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Dia do trabalho é também dia de estudar

Publicado em 03/05/2023 às 06:00.

No dia 1º de maio de 1886, em Chicago/EUA, milhares de pessoas saíram às ruas por melhores condições de trabalho. O resultado foi a morte de vários operários e 7 policiais (que também são trabalhadores).

Passados 137 anos, embora ainda haja dominação de algumas classes sobre outras, as condições de trabalho mudaram Brasil. Abolimos a vergonhosa escravatura em 1888, instituímos o salário mínimo em 1940, consolidamos outros direitos trabalhistas em 1943. A constituição de 1988, em seu artigo 6º, estabeleceu que o trabalho é um dos direitos sociais.

No entanto, para muitos pais, para muitas mães, e para muitos arrimos de família não há muito o que comemorar. O drama começa pelo desemprego.

E uma das causas do desemprego, além da crise na Economia, é a falta de qualificação do trabalhador. Sim, isso mesmo. Muitos patrões têm vagas abertas em suas empresas. Mas é dificílimo encontrar os profissionais com os necessários conhecimentos e habilidades.

Quanto ao primeiro emprego, embora haja algumas atividades em que a experiência anterior conte muito, o que conta mesmo é o preparo que qualifica os trabalhadores.

E como podemos obter esse preparo? 

A resposta passa pelos estudos. É por meio dos estudos que alcançamos as melhores oportunidades na vida. Então, se você quer ser um profissional bem-sucedido, comece pelos estudos.

Os melhores empregos são reservados para quem mergulhou-se nessa empolgando aventura propiciada pelos estudos: a aventura de aprender. Isso vale para o setor público ou privado.

Quanto ao serviço público, já passou aquele tempo em que se buscava escorar na estabilidade. Nos dias atuais, quem pretende ser funcionário público há de ter a consciência de que será, antes de tudo, um trabalhador.

Aliás, um dos fatores que contribui para a abertura de tantos concursos é o fato de haver muitos desligamentos funcionais, havendo vários casos de demissão por “desídia”, essa palavra bonita que significa “preguiça”. 

Então, seja nas entidades privadas ou públicas, leve em conta que as melhores oportunidades são dadas para quem já compreendeu que “dia do trabalho é também dia do estudo”.

E conte comigo, esse coach que vem treinando vencedores de 2013. É assim nas minhas aulas e nas minhas palestras. Também será assim no nosso curso, a ser lançado em breve. O foco será desenvolver em cada aluno a capacidade de “aprender a aprender”.

Aguardem o lançamento em breve.

A todos desejo bons estudos. 

*José Roberto Lima é advogado, professor da Faculdade Promove, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por