Vários advogados que me seguem nesta coluna, e nas redes sociais fizerem contato para dizerem euforicamente que estão se preparando para o concurso de juiz do Tribunal de Justiça de Goiás. A prova da primeira fase será no dia 26 deste mês.
Os requisitos, além da formação em Direito, é contar com três anos de exercício da advocacia. Depois da prova do dia 26, virão as provas de questões abertas e a prova oral. Além disso, os candidatos serão investigados em suas vidas pregressas para se saber se reúnem os atributos morais exigíveis na magistratura.
Essa maratona de provas, em que candidatos de todo o Brasil entram na disputa, me faz lembrar das missões que cumpri naquele Estado de Goiás. Numa dessas missões, permaneci lá por vários meses.
E nunca vou me esquecer de um ditado que os fazendeiros goianos costumam dizer: “Fazenda é fazendo todos os dias”. Isso não significa que o fazendeiro lucra sempre. Entre comemorações pelas boas safras, há também momentos de tristeza pelas intempéries.
Não me refiro apenas às condições climáticas que castigam a lavoura ou o rebanho. Também me refiro às ocasiões em que sobem os preços dos insumos agrícolas, dificultando o repasse para os itens produzidos na fazenda.
Assim também ocorre nos estudos. Quem está realmente empenhado a aprender, saindo da condição de simples candidato para a de um forte concorrente, poderá colher os frutos nesse concurso de Goiás. Mas, se ainda não for o seu caso desta vez, lembre-se do ditado goiano: “Fazenda é fazendo todos os dias”.
O conhecimento acumulado para essa disputa, caso não lhe seja útil para exercer o cargo de juiz desta vez, será útil noutras batalhas. O Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo, também já anunciou seu concurso, com quase 300 vagas para juiz. As inscrições estão abertas até dia 17 deste mês. Se você tem a formação em Direito e já exerce a advocacia há três anos, não perca esta oportunidade do TJSP. E outras oportunidades surgirão noutros Estados.
Assim como o ditado goiano, não é apenas uma fazenda que se faz todos os dias. Nos estudos, você também deve estudar todos os dias. Porque você aprende aprendendo todos os dias. E você mantém o ânimo ao se animar todos dias.
Em breve eu quero participar de uma audiência em que você seja o juiz que ouvirá as partes. O caminho é difícil? Com certeza, sim. Mas você é capaz. Com empenho e dedicação, você triunfará.
A todos eu desejo bons estudos.