José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Natal, Ano Novo e concursos

22/04/2017 às 17:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Nas semanas que antecederam o Natal, a imprensa divulgou os diversos concursos previstos para 2014. Serão muitas oportunidades para todos os graus de escolaridade. Talvez o leitor até tenha separado algumas horas de estudos para iniciar sua preparação.

Se este é o seu caso, fique atento a dois pontos importantíssimos: 1) mantenha o foco, ou seja, não redefina seu plano de estudo só porque apareceu a oportunidade de outro concurso; 2) não deixe que a euforia de Natal e Ano Novo dê lugar ao desânimo, ou seja, continue estudando.

Sobre o primeiro ponto, devemos agir como um leão em tática de caça. Quando ele se aproxima de uma manada, já escolheu qual será sua presa e olha fixamente para ela. Durante o ataque, diversos animais da mesma manada cruzam seu caminho, numa tática defensiva para confundi-lo, fazendo com que mude de alvo a cada segundo. Caso o leão aja dessa forma, correrá atrás de muitos alvos e não abaterá nenhum. E, sem garantir o almoço, talvez vire o jantar de outro predador. O mesmo ocorre nos concursos. Quem muda o plano de estudos cada vez que surge um novo edital acaba perdendo o foco, o que prejudica o bom desempenho nos estudos.

Quanto ao segundo ponto, de nada adianta a euforia do Natal e do Ano Novo se o ritmo de estudos não é mantido ao longo de meses. Não desanime e não faça como o vizinho que, para impressionar a todos, sai de viagem no Natal e só volta depois do Carnaval.

Mantenha o foco e estude com disciplina, objetividade e assiduidade. Os resultados valerão a pena, não somente pela aprovação, mas pelo prazer de aprender. Se você duvida, experimente estudar desse modo. Em poucas semanas, ao perceber progresso no aprendizado, sua rotina de preparação será uma fonte de prazer.

Enfim, voltando ao tema do Natal e Ano Novo, há uma máxima entre os nutricionistas, que se aplica aos estudos. Você não engordará com os exageros natalinos. O que engorda, assim como o aprendizado, não depende do que você comeu (ou estudou) entre o Natal e o Ano Novo. O que engorda, assim como o aprendizado, é o resultado do que você comeu (ou estudou) entre o Ano Novo e o Natal.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por