José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Obrigado, leitores e concurseiros

22/04/2017 às 16:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Hoje, 07 de Novembro, às 19 horas, na Livraria Leitura do Pátio Savassi, haverá o coquetel de lançamento da segunda edição do meu livro. A primeira foi gratificante, considerando os elogios de todas as partes do Brasil. Também recebi mensagens da Argentina, França e México. Todos os leitores foram retribuídos com minhas respostas.

Meu livro não é jurídico, embora seja esta a minha formação. Também não é de Pedagogia, apesar das contribuições do curso de mestrado em Educação, que estou prestes a concluir. É um livro em que apresento reflexões de duas décadas no magistério, aliadas às experiências em quinze concursos.

Sentia-me no dever cristão de escrevê-lo, pois seria egoísmo reter tudo que aprendi nessa jornada. As aulas e palestras não se revelaram suficiente. É que, reiteradamente, os alunos me pediam um texto escrito para consultas.

A opção de escrever um livro deu resultado. As dicas de estudo podem ser encontradas desde as dedicatórias até a mensagem final. O Professor William Douglas emocionou-me ao prefaciar a segunda edição: “São pessoas de valor e conteúdo como o Dr. Roberto que irão transformar a vida de milhares de concurseiros”.

Não se trata de um livro acadêmico nem de memórias. Classifico-o como literatura de auto ajuda, esse novo estilo que invadiu as prateleiras nos últimos anos. A modernidade impõe um ritmo muito apressado no nosso cotidiano. Ao mesmo tempo, na ânsia de darem sentido à vida, as pessoas buscam livros para preencher seus vazios existenciais. Exemplos desse estilo literário não faltam, desde “o alquimista” de Paulo Coelho, passando por músicas como “azul da cor do mar” de Tim Maia, até as coleções do psiquiatra Augusto Cury.

E por que não um livro de dicas de estudos nesse mesmo estilo? Esse é o diferencial da minha obra. Sem ser tomado por vaidades, que me conduziria à narrativa dos meus triunfos, busquei falar diretamente às inquietações dos leitores. E a resposta veio em mensagens eufóricas de agradecimento. Para retribuí-las, dirijo a palavra a todos vocês: Obrigado, leitores e concurseiros!

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por