José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Pode mentir?

14/01/2020 às 17:24.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:17

Minha aula sobre direitos do réu gera polêmica. Por exemplo: se a testemunha é obrigada a depor e dizer a verdade, por que o réu pode ficar calado, ou mesmo mentir?

– O réu pode mentir mesmo, professor?

– Pode. Como exercício do livre arbítrio, pode. Mas, como postura ética, não convém. E o juiz não é obrigado a acreditar na mentira. 

Contando uma mentira pequena, você acabará tendo que contar outra maior. Isso ocorre perante o juiz e também perante as crianças.

Eu mesmo, durante os tempos de caçador, passei apertado com uma sobrinha de sete anos. Ela se intrometia nas minhas histórias (todas verdadeiras, viu?).

Êta vontade de puxar a orelha daquela sobrinha. Ela vivia me obrigando a acrescentar detalhes nas minhas histórias. Ela ficava igual a um juiz, sem deixar passar nada.

Certa vez, contando a história da caça em que eu tinha três cartuchos na espingarda, narrei aos compadres a parte em que tropecei no riacho, a espingarda molhou e o cachorro acuou uma caça atrás da moita. Bati o braço na moita e me deparei com um leão.

E olha só a intromissão da sobrinha de sete anos:

– Mas, tio. A “fessora” falou que leão só dá na África.

Dei uma pausa na história. Foram uns dez segundos que pareceram uma eternidade. E desabafei:

- Pare de atrapalhar as minhas histórias, mocinha! E continuei:

O leão caminhou na minha direção. Dei o primeiro tiro. A espingarda estava molhada e o cartucho falhou. Ele apressou o passo e o segundo tiro também falhou. Ele correu na minha direção e eu desisti de dar o terceiro tiro, porque ia falhar mesmo.

Quando o leão pulou na minha direção, em vez de tentar o terceiro tiro, eu segurei o bicho pelas patas! E protestei:

– Seu “filo d’uma égua”! Quê que “cê tá” fazendo aqui?! “Cê tá” no continente errado!

Agora, sério: Eu conto esse “causo” para ilustrar a aula sobre o polêmico direito de o réu mentir. Ouvi na Rádio Itatiaia há alguns anos. Não cito o autor porque não sei o nome dele. Se alguém souber, diga-me nos comentários para eu dar-lhe os créditos.

Desejo a todos e a todas bons estudos, de verdade.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por