José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Se você parar para pensar...

Publicado em 25/01/2023 às 06:00.

Há momentos na vida em que devemos parar as nossas atividades e fazermos um levantamento para sabermos se os nossos planos estão sendo alcançados, desde os mais cotidianos até os mais complexos. É por isso que todos nós já ouvimos conselhos assim: “Pare um pouco para pensar”.

É nesses momentos que, lançando olhares sobre os nossos resultados, acabamos por readequar os planos. Se os resultados estão sendo bons, ampliamos as nossas metas. Se não estão sendo tão bons, readequamos as metas e as estratégias para alcançá-las.

Assim ocorre nos estudos. Não é por acaso que, há séculos, a Pedagogia recomenda avaliações periódicas de aprendizado. É por meio delas, e também das revisões, que o professor planeja as próximas aulas.

É nesse contexto de avaliações e revisões que o aluno tem a oportunidade de parar para pensar: “Estou aprendendo adequadamente? Ou estou deixando a desejar?”. 

É claro que, se o aprendizado está sendo satisfatório, o aluno se sentirá motivado a prosseguir na jornada de estudos. E a hipótese inversa é verdadeira: ao analisar seu próprio desempenho, e concluir que aprendeu menos que o desejável, o aluno tende a se esmorecer.

É nesse ponto que a intervenção do professor deve ser providencial, motivando os que ficaram abaixo da média escolar. De qualquer modo, é importante que o aluno, independentemente do desempenho, reflita periodicamente sobre suas táticas de estudos, comparando-as com os resultados.

Mas cuidado: se os seus resultados vêm sendo promissores, não entre no clima do “já ganhou”. Calce a “sandália da humildade” e siga estudando. Aproveite para ajudar os colegas nas dificuldades deles. Esse é um excelente meio para você aprender ainda mais.

E, se seus resultados estão abaixo da média, não desista. Reveja seu plano de estudos, peça ajuda ao professor e aos colegas, e siga em frente. Seja qual for a hipótese, se os seus estudos estiverem rendendo ou não, “pare para pensar” periodicamente. E faça essa autoavaliação entre os seus planos, suas metas e seus resultados.

Porém, tome mais um cuidado: não fique o tempo todo nessa reflexão. Porque a fila anda e os novos conteúdos chegam diariamente para serem estudados. E, como disse o craque Richarlison, que nos encantou na Seleção Brasileira: “se você parar para pensar... vai ficar pensando parado”. Então, pare para pensar. Mas siga na marcha do seu aprendizado.

A todos eu desejo bons estudos.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por