José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Segundo turno, prorrogação, segunda etapa

Publicado em 05/10/2022 às 06:00.

José Roberto Lima*

A data deste artigo não poderia ser mais propícia para fazermos uma analogia entre concurso e política (no melhor sentido do termo). Porque hoje, 5 de outubro, é aniversário de 34 anos da nossa Carta Magna, chamada por Ulysses Guimarães de Constituição-Cidadã.

Para um candidato a um cargo político, é indispensável o empenho, a abnegação, a disciplina e a determinação de um soldado na guerra. E um candidato a um cargo por meio de concurso público deve ter esse mesmo perfil.

Então, o segundo turno nas eleições presidenciais exigirá essas mesmas virtudes. Será como uma prorrogação na grande decisão de um campeonato de futebol. Aliás, vários parlamentares já fizeram essa analogia.

Se você é militante de um dos candidatos, entre para vencer essa luta. Ela está na reta final de uma jornada que eu não sei quando começou, nem onde começou. Mas eu tenho certeza que começou com o primeiro passo.

Participe empolgadamente desse jogo decisivo na prorrogação, que também pode ser comparado com a prova de segunda etapa de um concurso. Mas não faça provocações contra quem prefere o candidato que não é o seu. Nem aceite provocações de ninguém.

Vamos disputar a final desse campeonato com o espírito de “fair play”. Vamos fazer a segunda etapa desse concurso com lealdade e respeito entre todos.

Busque, sem violência, convencer as pessoas a votarem no seu candidato, valendo-se apenas do embate de ideia. Considere que você está fazendo uma prova de redação. E, se o tom do seu discurso for agressivo, será reprovado.

E, quando as urnas forem abertas, aceite o resultado, mesmo que seu candidato não seja o escolhido pela maioria dos eleitores. Considere, nesse caso, que você foi reprovado, por pouco, numa prova de segunda etapa. Mas outras batalhas virão.

E, além de participar ativamente da escolha do nosso próximo presidente, reflita sobre as suas escolhas mais íntimas. E faça o seu próprio 2º turno; vença a sua partida decisiva de campeonato; busque a aprovação na sua 2ª etapa de um concurso.

Seja qual for o seu caminho ou a sua preferência eleitoral, seu progresso pessoal virá pelos estudos. Então, desejo a todos bons estudos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por