José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Treinando vencedores: sim, eu sou coach

Publicado em 26/04/2023 às 06:00.

“Nunca prometo às pessoas por mim treinadas para passar num concurso que será fácil. Prefiro dizer que no início é difícil, depois... pode ser que continue difícil, mas vale a pena”. Com essas palavras eu concluí o artigo do último dia 12 de abril.

Então, vários leitores entraram em contato comigo, na busca do treinamento para se darem bem nos estudos. E, tal como já me ocorreu noutras oportunidades, eles comentaram entre si: “O Professor Roberto é o coach dos concurseiros”.

De fato, desde 2013, quando publiquei a primeira edição de “Como passei em 16 concursos” (que naquela época ainda era “como passei em 15 concursos”), várias pessoas passaram a me atribuir a condição de escritor e de coach, embora eu não me sentisse assim naqueles tempos iniciais. Mas, de fato, há mais de 10 anos passei a palestrar sobre técnicas de memorização e aprendizagem.

Por outro lado, o que sempre me agradou mesmo, e que sempre me agradará, é ser chamado daquilo que realmente nasci para ser: “Professor”. Sim, o Professor Roberto adora ser assim chamado.

Mas, de tanto me atribuírem a condição de escritor e coach, passei a me ver como tal. E, com efeito, depois de quase 500 artigos publicados nesta coluna, depois de escrever dois livros, e estando a caminho um terceiro de tema infantil... sim, eu sou escritor.

Idem quanto à condição de coach, palavra inglesa que, numa tradução livre, pode ser entendida como “treinador”. É que, desde 2013, treinar vencedores tornou-se um dos meus ofícios. Tem sido assim nas minhas aulas e nas minhas palestras. Também tem sido assim nas mensagens dos leitores, às quais eu respondo com muita alegria.

E assim seguiremos no nosso curso, a ser lançado em breve. O conteúdo programático será adaptado para cada grupo de alunos, conforme o concurso que pretendam disputar. As aulas, que serão online, não se limitarão à transmissão de conhecimentos. O foco será desenvolver em cada aluno a capacidade de “aprender a aprender”.

Enfim, em vez de uma montanha de conhecimentos em cada aula, os alunos aprenderão as técnicas para memorizarem mais e melhor. É assim que, juntamente com nossa equipe, estaremos treinando vencedores. Porque, de tanto treinar vencedores, eu me convenci que assiste razão a quem me chama de coach. Então... sim, eu sou coach.

A todos desejo bons estudos.

*José Roberto Lima é advogado, professor da Faculdade Promove, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por