José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Últimos dias de inscrições

Publicado em 31/01/2024 às 06:00.

Você ainda tem nove dias para se inscrever no concurso unificado, instituído pelo Governo Federal, e que contempla vários ministérios. As inscrições vão até sexta-feira da próxima semana, dia 9 de fevereiro. Aproveite essa grande oportunidade de conquistar uma carreira no setor público.

Mas não pense apenas na estabilidade dos cargos públicos. Pense em servir à sociedade brasileira, com todos os problemas do nosso país. Em cada atendimento, você cumprirá sua missão de amor ao próximo se ajudar a solucionar as demandas trazidas pelas pessoas em geral.

O “Enem dos concursos”, como está sendo chamado, contempla várias repartições, com uma oferta total de 6.640 vagas. Uma delas pode ser sua. Basta levar a sério os estudos. Então, candidate-se a um dos muitos cargos em disputa. Você pode escolher até três, conforme a sua preferência e observando a sua formação escolar.

Entre os órgãos mais desejados pelos candidatos, podemos citar: 1) Agência Nacional de Transportes, 2) Incra, 3) Ministério da Agricultura, 4) Aneel, 5) Ministério da Ciência e Tecnologia, 6) MEC, 7) Ministério dos Direitos Humanos, 8) Ministério da Saúde.

As vagas são distribuídas em vários blocos temáticos. Veja: 1) infraestrutura e engenharias, 2) tecnologia e informação. 3) área ambiental, agrária e biológicas, 4) trabalho e saúde, 5) educação e direitos humanos, 6) setores econômicos e regulação, 7) gestão governamental, 8) nível intermediário.

Não se preocupe com as vozes dos pessimistas de plantão. As alegações deles vão desde “concurso é um jogo de cartas marcadas” até “você não tem condições de ser aprovado”. Também são manjados os argumentos de que o prazo de preparação dos estudos é curto. Não é mesmo. Afinal, a prova está prevista para o dia 05 de maio. Então, você tem quase meio ano para chegar bem preparado “no Dia D”.

O auge dos argumentos pessimistas é este: “Os candidatos ricos têm melhores condições educacionais desde a infância”. E daí? Pessoas de todas as classes são rotineiramente aprovadas nos concursos mais disputados. 

Aliás, os concursos são excelentes instrumentos de ascensão social no Brasil. Porque, apesar dos problemas do nosso país, que são graves, uma das coisas que levamos a sério é a instituição dos concursos.

Para escolher os seus três cargos e se inscrever, acesse este link do Governo Federal:  https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional . E faça o seu plano de estudos. Se possível, além de livros, apostilas e sites, conte com a expertise de uma boa escola preparatória. O seu investimento financeiro valerá a pena.

Desejo a meus alunos, leitores e seguidores boa sorte e bons estudos.

*José Roberto Lima é advogado, delegado federal aposentado, professor das Faculdades Promove e mestre em Educação. Autor dos livros “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do Advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por