O Ministério da Educação divulgou os resultados do Enem de 2023. Consultar a lista de aprovados foi, para muitos candidatos, um momento de inesquecível alegria. É assim que foram revigorados os sonhos de ser médico, engenheiro, advogado, pedagogo, jornalista, etc.
Mas também houve momentos de tristeza dos que, embora bem-preparados, não foram aprovados (ainda! Ainda não foram aprovados). Se esse foi o seu caso, eu te pergunto: você quer passar no Enem em 2024?
A primeira lição a ser tirada de uma reprovação é a persistência. Cedo ou tarde, e tomara que seja mais cedo do que tarde, seu nome estará na lista de aprovados. Tudo depende do seu empenho, disciplina e afinco.
Talvez ele tenha iniciado os estudos quando os outros candidatos nem pensavam nisso. E, tal como uma corrida de cavalos, quando muitos iniciaram os estudos, lá pelo segundo semestre de 2023, ele já estava bem à frente, fazendo revisões.
Certamente ele não se esqueceu de cultivar boas relações afetivas, nem de passear de bicicleta, nem de frequentar uma academia de ginástica e, talvez, ele até tenha chutado bola na rua, parecendo ser um irresponsável nos estudos.
Sim, ele estudou pouco. Mas estudou todos os dias. E iniciou essa jornada muito antes da maioria dos candidatos. E, desse modo, sem se esquecer que não somos máquina, que temos sentimentos, que temos necessidade de lazer e repouso, os estudos dele renderam muito mais.
Então, em vez de começar os estudos hoje mesmo, eu te digo: “Comece os estudos agora mesmo!” E, quando chegar o próximo mês de dezembro, e ele chega rapidinho, envie-me uma mensagem dizendo assim: Professor Roberto, deu certo! Eu passei!!
Desejo a todos bons estudos.
* José Roberto Lima é advogado, delegado federal aposentado, professor das Faculdades Promove e mestre em Educação. Autor dos livros como passei em 16 concursos e pedagogia do advogado. Escreve neste espaço às quartas-feiras.