José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Você só aprende quando consegue ensinar

Publicado em 24/05/2023 às 06:00.

No último final de semana eu estive numa festa de aniversário, dessas em que os colegas de Magistério se encontram num ambiente amistoso. E tive a alegria de conhecer o Professor Lismar Santos. 

Entre uma tática e outra para evitar a indisciplinar entre os adolescentes, ele nos disse que aprende muitas coisas com os alunos. E nos brindou com essa frase que fiz questão de memorizar: “Você só aprende quando consegue ensinar”.

De fato, no meu livro “como passei em 16 concursos”, eu menciono a importância de compartilhar com os colegas aquilo que você sabe. Ao contrário do que poderia pensar um aluno egoísta, que quer o conhecimento apenas para si, quem compartilha o que sabe, isto é, quem ensina o que sabe é o maior beneficiário do próprio ensinamento.

Isso é verdadeiro do ponto de vista religioso, filosófico e, sobretudo, do ponto e vista pedagógico. Porque, quando ensinamos o que sabemos, exercitamos a mente de um modo que nos permite entender melhor os conteúdos e memorizá-los por mais tempo (às vezes, para o resto da vida).

Cora Coralina, com seus versos escritos na terceira idade, assim falou sobre esse tema: “Feliz quem transmite o que sabe e aprende o que ensina”. Guimarães Rosa arrematou: “Mestre não é quem ensina sempre, mas de repente aprende”.

Desde o ano de 2013, quando foi publicada a primeira edição do meu livro sobre técnicas de estudos, muitos alunos me pedem dicas de como aprender mais e melhor. E, nos últimos anos, muitos colegas da advocacia, interessados em iniciar uma carreira no Magistério, também passaram a me perguntar: “como ser um bom professor”?

É por isso que, em 2020, lancei meu segundo livro, com o título “pedagogia do advogado”. Trata-se de um guia em que junto a prática do Magistério com as teorias aprendidas durante o meu mestrado em Ciências da Educação na Unicen - Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. 

E, para a minha surpresa, tenho recebido mensagens de leitores, cuja formação não é Direito. Então, vejo que esse livro, além de apresentar dicas para os advogados, também se tornou um guia para engenheiros, médicos, mecânicos, jornalistas, pedreiros, etc.

Então, seja qual for a sua profissão ou a sua formação, você encontrará na “pedagogia do advogado” textos que são muito bem resumidos pela frase de Professor Lismar Santos: “Você só aprende quando consegue ensinar”.

A todos, aos que “aprendem ensinando” e aos que “ensinam aprendendo”, desejo bons estudos.

José Roberto Lima é advogado, professor da Faculdade Promove, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por