Kênio PereiraDiretor Regional em MG da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário. Advogado e Conselheiro do Secovi-MG e da CMI-MG.

Telefone e internet: reduza o valor no condomínio e na empresa

17/06/2022 às 20:44.
Atualizado em 17/06/2022 às 20:45

Há milhares de condomínios e empresas que possuem telefonia e internet do passado, pois foram contratadas com base em plano antigos, onde os valores são até 600% a mais do que o cobrado atualmente por um novo plano. Relatamos isso por experiência própria, pois no edifício para onde me mudei a conta do telefone da portaria era de R$ 185 a R$ 205 por mês. Ao pesquisar, fui informado pelo Consultor de Telefonia Shidarta Fonseca que poderia economizar R$ 170 por mês, pois bastaria colocar um telefone da Claro, com ligações para fixo e celular ilimitadas, pagando apenas R$ 30. Dessa forma o condomínio onde resido passou a economizar mais de R$ 2 mil por ano com uma simples alteração.

Há diversas medidas que o síndico ou qualquer pessoa deve tomar ao conferir as contas da sua empresa ou condomínio, como custos com elevador, eliminar taxas facultativas cobradas por sindicato, etc. Na correria do dia a dia, deixamos de avaliar o que estamos pagando, ignorando as novidades e a evolução tecnológica que aumentou a concorrência e reduziu os custos.

Veja as dicas para economizar

Visando contribuir com os leitores do Hoje em Dia, solicitei pelo e-mail shidarta.reis@claro.com.br, algumas dicas para obtermos economia com telefonia móvel, fixa e de internet de sua empresa ou condomínio:

- Evite pagar multas e juros com atrasos, estes valores podem ser pequenos, mas dependendo da operadora e do contrato assinado, pode chegar a valores consideráveis;

- Não deixe completar o tempo contratual assinado no contrato. O ideal é de 2 a 3 meses antes você se antecipar e procurar no mercado outros orçamentos e, na sua operadora atual, pedir uma nova proposta. Sempre priorize o valor do custo-benefício;

- Incentive e promova o uso consciente em sua empresa, sobre linhas móveis e fixo, informando e mostrando outras formas de economizar não só dinheiro, como o tempo de seus colaboradores;

- No quesito fixo e internet, faça testes e garanta que o que foi contratado está sendo entregue pela sua operadora, para não ficar pagando por algo que não está recebendo. Caso identifique divergência, avise a operadora para cobrar menos ou entregar o combinado.

- Sobre linhas móveis, faça planilhas com suas linhas, tempo de contrato e valores pagos por cada uma. É importante ter sempre a mão dados se sua empresa ou condomínio está realmente precisando de tal pacote. Às vezes há determinado período que você pode ter precisado de mais internet em alguma linha e agora não. Por usa vez, outra linha da empresa que precisa de mais internet está pagando excedente, sendo que tem internet sobrando nas outras linhas contratadas.

Conversa com o Kênio dia 27/06: inscrição gratuita

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