Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.
Deixou a desejar

Falta de manutenção e sujeira na área de lazer do Novotel Lisboa impacta experiência positiva

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 09/08/2023 às 08:50.
Azulejos se soltando, borda imunda, piso encardido, placas de sinalização inexistentes e muita sujeira ao redor da área da piscina (Cláudio Lacerda Oliva)

Azulejos se soltando, borda imunda, piso encardido, placas de sinalização inexistentes e muita sujeira ao redor da área da piscina (Cláudio Lacerda Oliva)

Viajei para a Europa em meados do mês de julho com minha família e um dos destinos escolhidos foi Lisboa. Reservamos, para nossa estada de três dias, a hospedagem no Novotel - uma vez que eu admiro muito os serviços prestados por esta bandeira do Grupo Accor.

O empreendimento está muito bem localizado: está a menos de 350 metros da estação do metrô, o que possibilita fácil acesso aos diversos bairros da capital portuguesa. Pude notar que o check in foi meio conturbado - talvez em função da alta temporada -, mas nada que deixasse eu e minha família descontentes. 

O hotel oferece um excelente buffet de café da manhã, wi-fi gratuito, fica logisticamente bem situado a 500 metros do Jardim Zoológico de Lisboa e a cinco minutos a pé da estação de metrô Praça de Espanha e da Fundação Calouste Gulbenkian. O shopping El Corte Inglês está situado a 10 minutos do Novotel Lisboa. Além disso, os ônibus Aerobus, que oferecem acesso fácil ao Aeroporto Internacional de Lisboa, também estão próximos. 

Os quartos são amplos, mas o design está bastante ultrapassado. Móveis com fechaduras que não funcionavam e fazendo barulho. Falei por duas vezes na recepção e não deram nenhuma atenção ao meu relato. Os quartos possuem TV de tela plana e  comodidades para fazer chá e café. Foi possível acomodar minhas duas filhas, ambas menores de 16 anos, no mesmo quarto, mas dormiram num sofá cama bem antigo com um colchão bem fraquinho - em termos de conforto. 

O Restaurante Bicicleta é bem completo e atende, diariamente, até às 23h - e também serve lanches. O Novotel oferece academia, salas de eventos e uma piscina ao ar livre que funciona na primavera e no verão.

Nos dias que estávamos em Lisboa, pegamos temperaturas bastante elevadas e fomos surpreendidos com muito calor. Aí, resolvemos utilizar a piscina - eu e minha filha. Para nossa decepção, as condições de higiene e limpeza estavam horríveis., além de falta de cuidado com a manutenção. Azulejos se soltando, borda imunda, piso encardido, placas de sinalização inexistentes e muita sujeira ao redor desse espaço.

Além disso, haviam parafusos enferrujados na escada que dá  acesso à piscina e por sorte não escorreguei bem na parte mais
funda da mesma. Posso provar as péssimas condições de uso com as fotos que tirei com meu celular. Mais uma vez reclamei à  recepção, que sequer tomou providência em nos dar uma resposta e justificar tal falta de interesse. Sinceramente, paguei pelas três diárias algo em torno de R$ 3.800,00 - três mil e oitocentos reais - e, embora o café seja muito bom e a localização estratégica, fiquei profundamente decepcionado.

Não costumo utilizar os meios de comunicação que escrevo para reclamar, mesmo porque paguei pela hospedagem e pelos serviços. Além disso, pagamos, por pessoa, uma taxa de hospedagem por dia - segundo a recepcionista uma exigência do turismo de Lisboa.  Solicitei material informativo da cidade e não havia nenhum folder nos três dias de minha estada por lá. Tive de me virar com aplicativos e anotações que eu mesmo fiz.

Realmente a minha conclusão é que o nome do empreendimento deve estar errado. Trata-se do Velho Hotel, do grupo Accor. Não gostaria que nenhum leitor tivesse esta experiência horrível e frustrante. Vou aguardar agora a resposta da assessoria de imprensa da Accor ou dos gerentes do empreendimento.

Sinceramente, minha nota foi 4 - em consideração ao café da manhã excelente e à localização. Além disso, os quartos são de carpete que cheiram mofo e estão, constantemente, sujos.

Fiquei  hospedado de 13 a 16 de julho. Depois fui ao Porto. Iria reservar o hotel de mesma bandeira por lá e desisti. Não adianta ser maior, promover ações em favor ao grupo LGBT+ e ser pet friendly se não respeita o consumidor.

*Diretor Executivo da Assimptur

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