Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.

Serviços de conveniência nos aeroportos ganham protagonismo no Brasil

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/04/2025 às 07:06.
Pesquisa mostra que mais de 70% dos viajantes frequentes no Brasil consideram os lounges um fator decisivo para melhorar a experiência de viagem (Chuttersnap via Unsplash)

Pesquisa mostra que mais de 70% dos viajantes frequentes no Brasil consideram os lounges um fator decisivo para melhorar a experiência de viagem (Chuttersnap via Unsplash)

O comportamento dos viajantes brasileiros está mudando, e os serviços de conveniência nos aeroportos passaram a desempenhar um papel essencial na rotina de quem viaja com frequência. Seja para otimizar o tempo entre conexões longas ou para tornar a experiência de deslocamento mais produtiva e confortável, espaços como lounges aeroportuários e serviços de bem-estar estão cada vez mais valorizados por passageiros que passam longos períodos nos terminais.

De acordo com uma pesquisa do Collinson Group, mais de 70% dos viajantes frequentes no Brasil consideram os lounges um fator decisivo para melhorar a experiência de viagem. Além disso, há uma crescente demanda por recompensas experienciais, com consumidores
priorizando benefícios como bem-estar e comodidade durante as viagens, em vez de opções tradicionais como cashback.

Dois exemplos recentes refletem essa tendência no mercado brasileiro:

BLUMA (anteriormente Singu Spa, Santos Dumont, Rio de Janeiro): primeiro spa em aeroporto no Brasil, que oferece serviços de massagem, cabelo, unhas e maquiagem. Para muitos viajantes frequentes, a possibilidade de cuidar da aparência e relaxar entre compromissos
transforma a experiência no aeroporto em um momento útil e agradável.

Porto Seguro (BPS1): lounge ao ar livre inspirado na praia, que proporciona um ambiente confortável e relaxante, ideal para quem precisa de um momento de descanso entre voos ou deseja manter a produtividade em um espaço tranquilo.

Tendências que impulsionam o consumo de conveniência nos aeroportos

A digitalização nos programas de fidelidade também tem facilitado o acesso a esses serviços. Com soluções de pagamento digital e resgate simplificado de recompensas, os viajantes podem aproveitar os benefícios de forma mais fluida e intuitiva, sem precisar de processos burocráticos.

A busca por serviços que otimizam a rotina e proporcionam bem-estar reflete uma mudança significativa no comportamento dos passageiros brasileiros. Para quem passa longas horas em conexões ou encara viagens constantes a trabalho, contar com serviços de conveniência nos
aeroportos não é mais um luxo, mas uma necessidade para tornar a jornada mais eficiente e confortável.

* Diretor Executivo da Assimptur

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por