Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.
Mudança na pasta

União Brasil vai indicar Celso Sabino ao ministério do Turismo, diz líder do governo

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
15/06/2023 às 07:00.
Atualizado em 15/06/2023 às 10:01
MTUR passa novamente por um Ministério de uso meramente político (Luciola Vilella)

MTUR passa novamente por um Ministério de uso meramente político (Luciola Vilella)

O deputado Celso Sabino é o principal cotado para ocupar a vaga de Ministro do Turismo.Porém, o governo reforçou que foi o partido dele, o União Brasil, quem apresentou a Lula o desejo de reformular as indicações dos três ministérios que comanda e uma eventual troca não partiu do Palácio do Planalto. Independente da forma política, o Ministério do Turismo continua a ser tratado de maneira irresponsável, sem a  importância que merece.

Em quase seis meses do governo Lula, o MTUR passa novamente por um Ministério de uso meramente político. Não há nenhum critério técnico na escolha do cargo maior da atividade turística brasileira.

O trade turístico, empresários e opinião pública ligados à essa atividade econômica deveriam se rebelar, pois não há continuidade de trabalho na pasta. As escolhas continuam a ser feitas sem qualquer critério técnico. Quem perde com isso somos nós, que geramos e fomentamos uma das maiores e mais importantes veias do segmento econômico do Brasil. Não há planejamento de nossa atividade, bem como as ações de divulgação, promoção e execução dos planos de marketing são inexistentes.

Celso Sabino é administrador de empresas, advogado e, principalmente,  político. Natural de Belém do Pará, bolsonarista, evangélico e aliado ao Presidente da Câmara, Artur Lira. Embora tenha nascido no Pará e tenha a sua base política no Rio de Janeiro, dois estados com grande potencial turístico, o político não tem nenhum conhecimento técnico da área e será  mais uma decepção para coordenar uma das principais atividades  econômicas do Brasil.

Em sua trajetória como político consta apenas um projeto de lei de sua autoria em prol da atividade turística. Infelizmente o Governo Lula está praticando o toma lá dá cá, para tentar ampliar os votos do União Brasil nas votações. Uma vergonha. Cabide puro!

Ministério do Turismo ou da barganha?
Chega de barganhar através da atividade turística! O Brasil não aguenta mais tanta falta de profissionalismo na atividade turística. Esse deputado já afirmou que Lula deveria estar preso, portanto, não é um homem de confiança. Em outro momento apareceu em foto com o ex-presidente, Jair Bolsonaro. O deputado só apresentou três projetos sobre turismo em seu
mandato. Os dois mais recentes foram protocolados em maio desse ano.

Dias antes de seu nome ser começar a circular para o cargo. Mais uma vez vamos ver um fantoche no cargo, pois competência ele não tem para comandar o MTUR. 

Eu, que sempre fui um crítico ao Ministério do Turismo do Governo  Bolsonaro, que tinha um pousadeiro tocador de sanfona no comando,  passo a refletir se agora o comando não será pior. Quem perde é o turismo brasileiro. Quem ganha são sempre os políticos. Técnicos para comandar o turismo brasileiro inexistem. Por isso que faz mais de duas décadas que não ultrapassamos os seis milhões de turistas internacionais. O Brasil perde para Barcelona e Paris, e também em números e divisas para a Costa Rica.

Uma vergonha sem precedentes!!!

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por