Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

A boa causa

Publicado em 12/12/2023 às 06:00.

Tenho mania de referir-me sempre às entidades filantrópicas, e sempre me alegro em saber que elas seguem prestando relevantes serviços à sociedade, principalmente aos segmentos humanos que efetivamente mais carecem de apoio, ajuda e colaboração. Quando me ponho à Olivetti (máquina de escrever), lembro os reconhecidos trabalhos que as Santas Casas, em todo mundo lusitano, praticam em favor dos que mais precisam, em numerosos países.

Desvaneceu-me, portanto, a notícia divulgada pela Assessoria de Imprensa da Santa Casa, há poucos dias, informando que a entidade belo-horizontina, a primeira a implantar na nova capital um serviço de atendimento à população na área da saúde, foi considerada, em 2023, uma das 100 melhores do Brasil. Tornou-se vencedora, assim, do Prêmio Melhores ONGs. O Prêmio é realizado pelo Instituto Humanize, da plataforma Prosas e da Toyota do Brasil. Aliás, é a sexta vez consecutiva que a Santa Casa BH integra a lista do Prêmio, o que confirma seu bom nome e desempenho, desde que fundada em 1899.

O objetivo é distinguir as organizações brasileiras que se destacam anualmente por suas boas práticas em áreas como Governança, Transparência, Comunicação e Financiamento.

O Prêmio Melhores ONGs, que está em sua sétima edição, é realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doar, com o patrocínio da Ambev VOA e o apoio do Instituto Humanize, da plataforma Prosas e da Toyota do Brasil. 

A Santa Casa BH é a maior instituição de saúde de Minas Gerais, formada por 10 unidades, divididas nos eixos Assistência à Saúde; Ensino, Pesquisa e Inovação e Assistência Social, pilares que sustentam e norteiam estrategicamente a atuação dessa gigante de saúde. A organização oferece tratamentos de média e alta complexidade a pacientes de mais de 90% dos municípios mineiros. 

Para o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, o prêmio é considerado o maior reconhecimento do terceiro setor no país e evidencia a transparência, a eficiência e as boas práticas da instituição. “Ficamos muito felizes e honrados em receber o prêmio pelo sexto ano consecutivo. Isso indica que estamos no caminho certo, com uma gestão robusta e transparente”.

De acordo com o diretor da IOMQQ, Alexandre Mansur, o Prêmio Melhores ONGs reconhece as organizações empenhadas em fazer o bem de todas as formas, para todos os públicos, em todas as causas. “Quando você ouve a palavra ‘ONG’, já entende que tem ali um grupo de pessoas que criou alguma associação sem fins lucrativos para o bem comum. Isso é a beleza da sociedade trabalhando para resolver os problemas”

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por