Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

AML em ação

Publicado em 14/10/2025 às 16:28.

A Academia Mineira de Letras (AML), a que pertence o signatário deste comentário no HOJE EM DIA, não é das entidades fechadas que havia em tempos idos e vividos. A cada dia, ela mais se abre a todos os que se interessam pela cultura, pelas artes, pela história neste nosso tão extenso território. Bom que assim seja, até porque se torna um vigoroso elo entre os confrades e confreiras, e destes com os que integram outras organizações congêneres, construindo-se um liame muito útil entre todas as entidades existentes no país.

Para isso, houve um trabalho inicial muito oportuno e útil do presidente emérito Rogério Farias Tavares, referenciado com vigor e interesse pelo sucessor Jacyntho Lins Brandão. Foi, aliás, graças a esse empenho que o novo site da AML entrou no ar e é acessado no endereço tradicional. Graças a esse esforço, permite-se agora a consulta a todo o acervo da centenária academia, bom como com todos os números de nossa gloriosa revista, com décadas de benéfica atividade. Também foi elaborada a lista de todos os membros da Academia, da fundação até o presente. Algo igualmente muito útil e cuja preparação se fez graças à sensibilidade e empenho da equipe da instituição, liderada por Flávia Queiroz, Inês Rabelo e Soraia de Lara, às quais todos ficamos devendo.

Com toda essa disposição e cooperação, a Academia ultrapassa crescentemente às dimensões da rua da Bahia, 1466, o celebrado e responsável palacete do dr. Borges da Costa, a quem devendo a Academia e a própria sociedade belo-horizontina e, por extensão, a mineira.

Por sinal, a sede da Academia se instalou na residência-consultório do referido médico, a que tantos devem tratamentos exemplares, bem como própria vida. Foi um grande cirurgião e um dos paladinos da luta contra o câncer, em nosso meio. Lembro ainda: ele integrou a missão médica de Minas na I Grande Guerra. Em 1926, a detentora de dois Nobel na área de Hipócrates. Me. Curie, veio a Belo Horizonte, recebendo as honrarias, correspondendo à inauguração do Instituto do Radium, à frente de todos os países do continente.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por